Foram 24 horas ininterruptas de Operação Tiradentes desencadeada numa ação conjunta da Polícias Militares e Bombeiros Militares de todos os Estados do Brasil, com o objetivo de implementar ações de segurança pública sendo empregado, em Rondônia, mais de 1.500 policiais militares.
Desencadeada pela Polícia Militar de Rondônia, a Operação resultou em mais de 3 mil abordagens; 79 veículos apreendidos; 5 veículos recuperados e 53 pessoas presas ou apreendidas (no caso menores de 18 anos) em flagrantes delito.
A Operação Tiradentes - Adsumus - foi desenvolvida de acordo com as peculiaridades de cada Estado.
Em Rondônia, as ações foram coordenadas visando agir em pontos estratégicos. A operação teve início às 7 horas de quarta-feira (24), se estendendo até às 7 horas de quinta-feira (25), planejada e coordenada pelo CNCG (Conselho Nacional de Comandantes Gerais das Polícias e Corpos de Bombeiros Militares do Brasil) e realizada de acordo com decisão unânime tomada na última reunião ordinária do conselho.
O comandante geral da Polícia Militar, coronel PM Mauro Ronaldo Flôres Corrêa, destacou o empenho dos policiais militares no cumprimento da missão tendo como fim único a garantia do patrimônio e da integridade física dos cidadãos.
- A Operação empregou em todo o país um efetivo superior a 100 mil policiais militares e nosso foco principal foi o combate à criminalidade.
- Foram ações desencadeadas de forma contínua e a PM de Rondônia empregou mais de 1.500 policiais durante os três turnos de atividade, com apoio de quase 400 viaturas, enfatizou o comandante geral.

Polícia Militar deflagra Operação Tiradentes em todo o Estado
O secretário de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), coronel PM José Hélio Cysneiros Pachá, enalteceu todo o trabalho e argumentou que a Operação Tiradentes demonstrou ser eficaz.
- O uso e emprego de vários policiais de uma só vez, causou de forma impactante e imediata, redução nos índices de criminalidade. As ações demonstraram ser eficazes e garantem uma tranquilidade à sociedade.
- Ainda não há condições de manter com essa mesma intensidade diariamente, mas é claro que há intenção de repetir operações como essa de iniciativa do CNCG.
- Tivemos também, em paralelo, a Operação desencadeada pela Polícia Civil e ambas resultaram na prisão de foragidos, recuperação de veículos, bem como outros dados referentes à Segurança Pública, disse o secretário.
O impacto da Operação foi reconhecido pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, destacando que a Adsumus é considerada uma das maiores operações de segurança pública do país.
- O próprio nome da Operação Adsumus significa estar presente, mostrando a presença e a polícia atenta às reclamações quanto aos crimes.
- Na parte do Ministério, queremos fazer o possível para ajudar nessas operações. Um evento dessa espécie, reforça a importância do trabalho dos policiais e bombeiros militares na segurança pública e proteção do cidadão comum, afirmou o ministro em entrevista nacional.

Comandante fez o balanço da operação em Rondônia
Veja os números e os resultados obtidos na Operação Tiradentes:
1.580 Policiais empregados
399 viaturas empregadas (todos os tipos)
1.046 ligações recebidas no telefone 190 / 193
172 boletins / registros de ocorrências atendidas
12 TCO lavrados pela PM
328 ações preventivas / educativas PM/BM realizadas
150 ações repressivas PM/BM realizadas
379 perícias e vistorias PM/BM realizadas
3.151 pessoas abordadas
243 pessoas atendidas / envolvidas nas ocorrências
53 pessoas presas ou apreendidas em flagrante delito
9 pessoas presas em cumprimento de mandados judiciais (exceto captura de foragidos)
3 foragidos recapturados
5 veículos recuperados
79 veículos apreendidos / retidos / removidos
2 armas apreendidas
Fonte: Secom/Ro com edição do noticiastudoaqui.com