Orcrim do 'novo cangaço' destrói agência de cooperativa, faz escudo humano e solta na estrada de fuga



 

Homens armados com fuzis e armas calibre 12, renderam na manhã desta sexta-feira (04.06), funcionários do Banco Sicred, no município de Nova Bandeirantes (a 980 km de Cuiabá).

Segundo áudios e vídeos que a reportagem do VGN teve acesso, são muitos bandidos e estão em uma Hilux branca, colocando os funcionários da agência bancária como escudo humano.

Continua após a publicidade.

Os policiais da cidade de Nova Monte Verde se deslocaram para Nova Bandeirantes para dar apoio, juntamente com policiais do BOPE e CIOPAER.

Informações preliminares são de que um barco estaria em Japuranã com motor grande possivelmente para dar apoio aos bandidos.

O ex-diretor da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) em Mato Grosso, delegado Flávio Stringueta, afirmou em primeira mão à reportagem da VGN, que, por experiência profissional, os bandidos são do Estado Pará.

Continua após a publicidade.

Ainda, segundo Stringueta, os bandidos ao fugirem, incendiaram uma ponte e há possibilidades deles fugirem de avião.

“Desde início de 2019, quando assumi a titularidade da GCCO, não tínhamos sequer roubo a bancos no Estado. Novo Cangaço, desde 2014. Uma pena que isso tenha acontecido. Sou solidário às vítimas. São traumas inesquecíveis. Espero que não seja o retorno do Cangaço no Estado”, dise Stringueta ao VGN.

Vale destacar que, conforme dados do Governo, o último registro de Novo Cangaço no Estado, antes deste, foi o roubo a agência do Banco do Brasil do município de Nova Maringá (400 km a Médio-Norte), em 23 de abril de 2014, de onde levaram cerca de R$ 500 mil. O crime foi totalmente esclarecido com 10 bandidos identificados e presos em operação do GCCO, época em que era comandada por Stringueta.

Continua após a publicidade.

A assessoria da agência bancária, Sicred, emitiu uma nota à imprensa no início da tarde desta sexta (04.06), informando que os bandidos levaram valores da Instituição, e o vigilante levado como refém durante o assalto foi liberado sem ferimentos.

O Sicredi informou ainda que acionou todos os protocolos de segurança e que segue acompanhando o caso junto à polícia militar que atende o caso. E que em função do ocorrido, a agência ficou danificada e permanecerá fechada até que os reparos sejam feitos. A reabertura será comunicada.

NOTA À IMPRENSA

Em relação ao roubo ocorrido na agência do Sicredi no município de Nova Bandeirantes a (1009 km de Cuiabá), na manhã desta sexta-feira (04.06), a instituição financeira cooperativa informa que foram levados valores e que vigilante da unidade, levado durante a ocorrência, já foi liberado. A polícia, por meio do BOPE e GCCO, já foram acionados e atuam no caso.

O Sicredi informa que acionou todos os protocolos de segurança e que segue acompanhando o caso junto à polícia militar que atende o caso. E que em função do ocorrido, a agência ficou danificada e permanecerá fechada até que os reparos sejam feitos. A reabertura será comunicada.

O Sicredi orienta aos associados a utilizarem os canais de atendimento digitais (site e aplicativo).

A instituição financeira cooperativa reforça que investe continuamente em segurança com o objetivo de proteger as pessoas, o patrimônio e para atender as necessidades dos seus associados e da comunidade onde atua.

Por Edina Araújo & Gislaine Morais/VGN



Noticias da Semana

Veja +