O Governo do Estado, por meio do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) da Polícia Militar e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), mantém a operação, iniciada em 11 de março, com resultados expressivos na repressão a infrações ambientais. A ação reafirma o compromisso estadual com a preservação dos recursos naturais e o cumprimento da legislação ambiental.
Até o momento, a operação já contabiliza:
- 88 fiscalizações realizadas;
- 47 prisões efetuadas;
- 88 ocorrências registradas;
- 13 tratores apreendidos, sendo um deles recuperado por se tratar de objeto de furto;
- 5 caminhões apreendidos;
- 7 motosserras confiscadas;
- Mais de 60 metros cúbicos de madeira in natura apreendidos;
- Mais de 3 mil hectares de áreas embargadas;
- 1 veículo apreendido.
A operação segue de forma contínua e intensificada, com equipes atuando estrategicamente para coibir delitos ambientais e garantir a proteção do meio ambiente em todo o estado. O desmatamento ilegal segue um ciclo preocupante, que se inicia com a extração seletiva de madeira, evolui para a degradação da floresta e culmina na utilização do fogo para conversão das áreas em pastagens ou lavouras ilegais. A Operação Hileia tem como principal objetivo interromper esse ciclo, prevenindo incêndios florestais e impedindo a devastação de novas áreas.
O Governo do Estado de Rondônia reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e a preservação da Amazônia, garantindo a manutenção de ações rigorosas de fiscalização e repressão contra crimes ambientais.
FONTE SGC