
A Polícia Civil de Rondônia lançou nesta sexta-feira (17) a Operação Império da Lei, com o objetivo de desarticular uma facção criminosa responsável por diversos crimes violentos na região de fronteira. A ação foi coordenada pela Delegacia de Nova Mamoré, com apoio da CORE/PC-RO e da Delegacia Regional de Guajará-Mirim.
Ao todo, foram cumpridas 23 ordens judiciais, entre elas nove mandados de prisão preventiva e nove mandados de busca e apreensão domiciliar. Durante a operação, um adolescente também foi apreendido, e houve quebra de sigilo de dados telemáticos dos investigados.
As investigações começaram em julho de 2025, quando a Polícia Civil identificou a atuação de um grupo envolvido em homicídios qualificados, tráfico de drogas, tortura, incêndios criminosos e sabotagem de serviços de comunicação. Conforme apurado, os criminosos impunham medo à população local, executando rivais e impondo controle sobre comunidades da fronteira.
Durante o cumprimento das ordens judiciais, foram realizadas duas prisões em flagrante por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo e munições. Além disso, a polícia apreendeu celulares, dinheiro e outros materiais ligados à facção.
A operação teve o apoio do Ministério Público de Rondônia e contou com decisões expedidas pela 2ª Vara de Garantias, 1ª Vara Criminal e Juizado da Infância e Juventude de Guajará-Mirim. A Polícia Civil destacou que as investigações continuam, com o objetivo de identificar e prender outros integrantes do grupo criminoso.