Operação Fortuna Fantasma combate crimes de golpes financeiros na cidade e ostentação nas redes sociais



Os aportes eram formalizados por meio de contratos divulgados em redes sociais, com promessas de rendimentos acima dos praticados pelo mercado. Foram cumpridos um Mandado de busca e apreensão e uma medida cautelar de arresto em Ji-Paraná/RO

Ji-Paraná/RO. A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (21/5), a Operação Fortuna Fantasma, com o objetivo de arrecadar provas em investigação que apura a prática de crimes contra o sistema financeiro nacional. A ação decorre de decisão da Vara Federal de Ji-Paraná/RO.

As apurações indicam que, desde 2020, estaria em operação uma instituição financeira clandestina, que realizava captação pública de recursos de terceiros, ofertando investimentos coletivos com promessas de lucro garantido e rendimentos superiores aos praticados pelo mercado. As operações eram realizadas sem registro ou autorização da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), utilizando-se de contratos amplamente divulgados em redes sociais.

Continua após a publicidade.

O investigado promovia sua imagem por meio de ostentação de vida luxuosa e viagens internacionais, com o objetivo de atrair novos aportes. Até o momento, foram identificadas dez vítimas e prejuízo financeiro estimado em R$ 415 mil.

Na data de hoje, foi cumprido um mandado de busca e apreensão no município de Ji-Paraná/RO, além da execução de medida cautelar de arresto de bens, visando à reparação dos danos causados às vítimas.

A investigação prossegue com a análise do material apreendido e a realização de novas diligências para identificação de outras vítimas e dimensionamento dos prejuízos.

Continua após a publicidade.

Comunicação Social da Polícia Federal em Rondônia

Continua após a publicidade.


Noticias da Semana

Veja +