4ª ONDA - Frio intensifica e atinge mais regiões do Brasil; temperatura caem até 5ºc abaixo da média: Rondônia oscila de 18 A 27ºc
Publicidade
Fenômeno climático avança sobre o país e deve atingir áreas de nove estados com frio intenso até sexta-feira (4)
Redação, 01 de julho de 2025 – O Brasil deve enfrentar nos próximos dias uma das ondas de frio mais intensas e abrangentes deste ano. Segundo a Climatempo, a segunda frente fria do inverno — e a quarta de 2025 — ganhou força e já começou a atingir mais áreas do país a partir desta segunda-feira (30). A previsão é que o fenômeno se estenda até sexta-feira (4), derrubando as temperaturas em diversos estados.
Conforme o novo mapa divulgado pela Climatempo, regiões de nove estados brasileiros terão temperaturas até 5°C abaixo da média histórica para o período. Entre os mais afetados estão os três estados do Sul, que deverão registrar frio em todo o território:
Publicidade
Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul
São Paulo: região sudoeste
Mato Grosso do Sul: quase todo o estado
Mato Grosso: sul e leste
Goiás: pequeno trecho no sudoeste
Rondônia: faixa sul
Acre: faixa leste
Além dessas áreas, outras oito unidades da federação também experimentarão frio acentuado, com temperaturas entre 3°C e 5°C abaixo da média. É o caso do restante de São Paulo, do sul de Minas Gerais e Rio de Janeiro, de partes de Goiás, Mato Grosso, Rondônia, Acre e da faixa sul do Amazonas.
Frio extremo, geadas e chance de temperaturas negativas
As temperaturas mais severas devem ser registradas nas regiões de planalto e serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, onde há expectativa de mínimas negativas. Com isso, o risco de geadas aumenta, principalmente nas madrugadas e nas primeiras horas do dia.
Apesar do frio intenso, não há previsão de neve para esta semana. A Climatempo explica que a circulação dos ventos não deve manter umidade suficiente para a formação de nuvens capazes de produzir precipitação invernal.
Publicidade
Mesmo assim, o alerta é válido para agricultores, motoristas e populações mais vulneráveis, especialmente no Sul do país, onde os efeitos da geada podem ser severos. A orientação é redobrar os cuidados com saúde, segurança no trânsito e proteção de plantações e animais.
Atenção do setor agropecuário
Com a chegada da onda de frio, o Canal Rural disponibilizou um e-book exclusivo com orientações práticas para ajudar produtores rurais a se anteciparem às mudanças climáticas. Com base em previsões meteorológicas confiáveis, o material visa orientar ações para proteger lavouras e otimizar resultados.
Acompanhe também todas as atualizações sobre previsão do tempo, economia, agricultura e pecuária no Google News do Canal Rural.
Resumo da previsão para esta semana:
Publicidade
Duração da onda de frio: 30/06 a 04/07
Temperaturas até 5°C abaixo da média em 9 estados
Risco de geadas no Sul
Temperaturas negativas em serras do RS e SC
Sem previsão de neve
Frio também atinge partes da Região Norte e Centro-Oeste