Veja imagens enviadas pelos robôs que exploram Marte



Equipamentos fazem registros durante o trabalho de pesquisa no planeta vermelho e enviam periodicamente o material para cientistas na Terra

 

O mês de julho deste ano foi marcado por três missões espaciais lançadas com sucesso rumo a Marte. Índia, Emirados Árabes e EUA aproveitaram o momento específico da órbita da Terra e de Marte que diminui o tempo de viagem entre os dois planetas. Enquanto não chegam no destino, robôs que estão em solo marciano já exploram a paisagem, coletam amostras e enviam imagens de tudo isso para cientistas. Veja algumas imagens que foram feitas nos últimos tempos.

Continua após a publicidade.

O rover Sojourner chegou a Marte em 4 de julho de 1997 na missão Mars Pathfinder. O robô explorou o terreno marciano, tirando fotos e fazendo análises químicas da atmosfera. Essa empreitada espacial foi a primeira a levar um equipamento que pousou no planeta vermelho. Em 85 dias de exploração, o pequeno equipamento com pouco mais de 10 quilos enviou para a Terra mais de 500 fotos inéditas. Em seguida, a Nasa perdeu contato com o robô.

Continua após a publicidade.

O rover Curiosity realizou um feito ao conseguir subir uma parte íngreme do local em que estava,  "Greenheugh Pediment". Antes de chegar ao topo, o equipamento fez uma foto panorâmica que foi enviada para a Terra em 86 imagens separadas.

O rover Curiosity Mars chegou em Marte também com o objetivo de buscar vestígios de vida. Para isso, os cientistas coletam amostras do fundo da Cratera Gale, onde o terreno sedimentar pode revelar entre suas camadas uma parte desconhecida da história do planeta. O análise do material pode revelar se um dia o planeta já teve água líquida em sua superfície antes da atual paisagem árida.

Continua após a publicidade.

Esta imagem faz parte de um panorama de 360 graus Curiosity capturado de um local em Marte chamado "Teal Ridge" em 18 de junho de 2019.

A Insight foi o último equipamento espacial a pousar em Marte. Entre os equipamentos de ponta que cruzaram o sistema solar está um sismógrafo, que mede e monitoras os terremotos. Segundo a Nasa, o instrumento consegue registrar vibrações mínimas e pode ajudar a revelar a estrutura do subsolo de outro planeta pela primeira vez.

Em 24 de abril de 2019, o rover InSight usou uma de suas câmeras para registrar o pôr do sol em Marte. Por estar mais distante, o tamanho do Sol que aparece no horizonte é cerca de 2/3 o tamanho que é visto aqui da Terra.

Em fevereiro de 2021, o rover Perseverance deve pousar em Marte para iniciar os estudos do planeta. O cientistas pretendem coletar e armazenar amostras de solo e subsolo que devem ser trazidos para a Terra em futuras missões espaciais. A missão também inclui buscar vestígios de vida extraterrestre e também indícios de que o planeta vermelho já teve água em abundância.

Fonte: Nasa 



Noticias da Semana

Veja +