Quando será o próximo alinhamento planetário após 28 de fevereiro?



Conforme noticiado pelo Olhar Digital, desde segunda-feira (24), um fenômeno especial pode ser observado no céu: a aparição de sete planetas ao mesmo tempo – que tem sido tratado pela mídia como “alinhamento planetário”. Esse evento só ocorrerá novamente dentro de mais de 400 anos, o que o torna extremamente raro.

Ao longo dos próximos dias, quatro planetas (Mercúrio, Vênus, Júpiter e Marte) estarão claramente visíveis a olho nu. Saturno será o alvo mais difícil de ver, já que ele estará muito perto do Sol. Urano e Netuno, por sua vez, devido à longa distância da Terra, só poderão ser vistos através de binóculos.

Continua após a publicidade.

De acordo com Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA), membro da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), diretor técnico da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (BRAMON) e colunista do Olhar Digital, o termo “alinhamento” não é o mais adequado neste caso.

“Devido ao fato de todos os planetas compartilharem praticamente o mesmo plano orbital, eles sempre aparecem quase numa mesma linha do céu, a eclíptica. Por isso, usamos alinhamento quando dois ou mais astros estão alinhados com a Terra no espaço, o que só acontece quando estão aproximadamente na mesma direção”, explica Zurita. “Um termo que fica melhor aplicado é ‘desfile de planetas’, e o que merece destaque desta vez é que a diferença angular entre o primeiro e o último da ‘fila’ será a menor em milênios”.

 

FONTE OLHAR DIGTAL

Continua após a publicidade.


Noticias da Semana

Veja +