Orkut está de volta? Criador da rede social reativa site e promete novidades
Por: Redação | Publicado em: | Categoria: Informatica
|
|
|
O criador do Orkut, Orkut Büyükkökten, reativou o site da antiga rede social. Febre mundial no início dos anos 2000, o microblog foi desativado em 2014, período marcado pela grande ascensão do Facebook.
Agora, depois de quase uma década, o fundador da rede social deixou uma mensagem de esperança aos antigos usuários, prometendo novidades “em breve”.
— Acredito no poder da conexão para mudar o mundo. Acredito que o mundo é um lugar melhor quando nos conhecemos um pouco mais. É por isso que criei a primeira rede social do mundo quando era estudante de pós-graduação em Stanford. É por isso que eu trouxe o orkut.com para tantos de vocês ao redor do mundo. E é por isso que estou construindo algo novo. Vejo você em breve! — escreveu Büyükkökten.
O possível retorno surge diante de uma mudança expressiva no cenário das mídias sociais ao redor do mundo, como no caso de Elon Musk, que comprou o Twitter e parece estar disposto a lutar pela liberdade de expressão na internet. Em contraposição, diversos países do mundo, especialmente os que compõem a União Europeia, estão mirando empresas de mídias sociais, na tentativa de estabelecer dispositivos que atuem como reguladores de conteúdos.
No Orkut, assim como em outras redes que surgiram posteriormente, os usuários tinham seus perfis individuais, mas o foco do microblog era estabelecer uma série de comunidades, ou seja, grupos com ideias, preferências e inclinações em comum. Com isso, era possível fazer com que milhares de pessoas se unissem em torno de um mesmo tema.
Apesar do comunicado de Büyükkökten não conter tantos detalhes, a nota e a eventual reativação do site geraram repercussão no Twitter, alcançando o topo dos assuntos mais comentados no país.
— Que notícia surpreendente! Que o Orkut seja realmente recriado — comemorou um internauta.
— Em ano de copa e de eleições, o retorno tem tudo para dar certo. Orkut, melhor rede social — escreveu outro.
Confira as principais reações sobre o tema:



(conexão politica)
Noticias da Semana
“Sua dívida com o Tigrinho é culpa do Lula”, diz Flávio
ACUSAÇÃO GRAVE: Justiça manda prender cuidador investigado por estupro de vulnerável contra duas mulheres em instituição de acolhimento
Polícia prende suspeito de matar mulher com as mãos amarradas na Zona Leste em Porto Velho
Braguin critica cobrança do pedágio e cobra mais segurança na BR-364 em Rondônia
Marcos Rogério aponta investimentos em Cacoal como exemplo de parceria para fortalecer a saúde nos municípios
Ouro Preto reúne mil pessoas em noite de apoio a Mariana Carvalho
Sem aumentar impostos, Furia quer aplicar melhor o ICMS em estradas e na produção
UNAMA é a vencedora do Júri Simulado do Ministério Público de Rondônia
Bruno Scheid lidera “Fora Moraes” com Nikolas Ferreira e se firma como principal nome da direita em Rondônia
Mais de mil vagas estarão disponíveis no Feirão de Emprego
Namorado de estudante encontrada morta em condomínio de Fortaleza era casado, diz investigação
