Lua atinge o perigeu dois dias depois de alcançar o periélio; entenda
Por: Redação | Publicado em: | Categoria: Informatica
|
|
|
Nesta quinta-feira (27), a Lua alcançará o periélio, que é o ponto de sua órbita mais próximo do Sol. Isso acontece às 9h43, quando ela estará a 0,9917 unidades astronômicas (UA) da nossa estrela hospedeira – algo em torno de 150 milhões de km. (Todos os horários aqui mencionados têm como referência o fuso de Brasília).

Esta semana, a Lua vai atingir o periélio (ponto mais próximo do Sol) e o perigeu (ponto mais próximo da Terra). Imagem: NikoNomad – Shutterstock
Como na terça-feira (25) a Lua vai começar a passar entre a Terra e o Sol, ela estará na fase nova, período em que sua face iluminada não está voltada para nós, motivo pelo qual dificilmente conseguimos observá-la a olho nu.
A lua nova marca o início do mês em calendários lunares, como o muçulmano, e nos calendários lunissolares, tais como o judaico, o hindu e o budista.
Uma lunação ou ciclo lunar, como é chamado o intervalo de tempo entre luas novas, é sutilmente variável, com média de duração de 29,5 dias. Durante esse período, ela passa pelas quatro fases principais (nova, crescente, cheia e minguante), e cada uma se prolonga por aproximadamente sete dias.
Também existem as “interfases”: quarto crescente e crescente gibosa (entre as fases nova e cheia) e minguante gibosa e quarto minguante (entre a cheia e a minguante).
Segundo a plataforma InTheSky.org, às 11h35 da manhã de sábado (29), apenas dois dias depois de atingir o periélio, a Lua chega ao perigeu, que é o ponto de sua órbita mais próximo da Terra. No perigeu, nosso satélite natural chega a ficar até 14% mais brilhante no céu, quando visível.

Além disso, na próxima terça-feira (1), começa a “turnê mensal” de novembro da Lua pelos planetas do sistema solar. O primeiro a ser visitado será Saturno. Em seguida, será a vez de Júpiter (4), Urano (8) e Marte (11), com uma nova passagem por Saturno no dia 29, finalizando os encontros. Essa série de conjunções ocorre porque a Lua orbita a Terra aproximadamente no mesmo plano em que os planetas orbitam o Sol, chamado plano da eclíptica.
(olhardigital)
Noticias da Semana
Namorado de estudante encontrada morta em condomínio de Fortaleza era casado, diz investigação
Sine Porto Velho disponibiliza vagas nesta quarta-feira (23)
Quarta-feira deve ser de tempo nublado e instável em Rondônia
Confira a previsão de hoje (23/9) para seu signo
Log Fraldas já leva atendimento até a casa de pacientes em Porto Velho
Lula e Flávio batalham pelo eleitorado nordestino na reta final da campanha
CANOAR debate comunicação, tecnologia e os desafios da Amazônia em Rondônia
Suplente Marcelo Lucas reforça compromisso de Sílvia Cristina com setor produtivo
“Quero saber em quais gabinetes Viviane Barci e Vorcaro foram”
Após pedido de Trump, 14 países classificam PCC e CV como terroristas
Mara Pavanelly e Mastruz com Leite são as atrações nacionais confirmadas pela Prefeitura para os 112 anos de PVH
