'A Lava Jato renova esperanças ao vermos pessoas poderosas pagando pelos seus crimes', diz Deltan Dalagnol
A operação renova nossas esperanças ao vermos pessoas poderosas pagando pelos seus crimes". Isso foi o que disse o procurador da República e coordenador da Operação Lava Jato, Deltan Dallagnol, durante palestra na tarde desta terça-feira (21), no Teatro Palácio das Artes, em Porto Velho.
O evento foi organizado pela Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron), pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e pelo Ministério Público de Rondônia (MPRO). Antes mesmo de palestrar, o procurador passou por uma coletiva de imprensa e discutiu com jornalistas temas sobre corrupção e eleições 2018.
Sobre os esforços da Justiça para solucionar os casos de corrupção, o procurador comentou que o principal trabalho nesse aspecto é a conscientização do cidadão.
“A mudança virá apenas se as pessoas se fortalecerem na condição do exercício de cidadania. Hoje, infelizmente, a corrupção ainda é muita intensa no Brasil. Nós temos um sistema de justiça que é leniente, existindo muitas brechas que favorecem a corrupção”, pensa o procurador.
Deltan Dalagnol também falou sobre o papel que as eleições gerais desse ano terão no combate a corrupção. Segundo o coordenador da Lava Jato, a operação é como um passo na direção certa, mas confessa que, por si só, não é suficiente.
“Se queremos controlar a corrupção precisamos dar passos adicionais, como reformas no meio político, empresarial e judicial. As pessoas focam muito na campanha para presidente da República, quando queremos mudar os índices de corrupção devemos focar nos cargos de senador e deputados federais, pois são eles que mudam as leis, criando reformas”, finaliza Dallagnol.
ALERTARONDONIA
Noticias da Semana
* NATAL E ANO NOVO - O Supermercado Rabelo garante sua festa com qualidade e economia
* MINEIROS CHORAM A TRAGÉDIA - Polícia atualiza para 41 o número de vítimas em acidente na BR-116
* FAMÍLIA DIZIMADA: GAÚCHOS CHORAM - Governo do RS confirma 10 mortos em queda de avião em Gramado
* CHEGOU 'POSSUIDA' E VIOLENTA - Mulher embriagada ataca marido com faca em porto velho
* 43 ANOS DE CONQUISTAS - A fronteira selvagem ao gigante do norte
* TENTATIVA DE 'CANCELAMENTO' - Atentado a tiros deixa monitorado do pcc ferido
* VEJA OUTRAS OPÇÕES DE EMOÇÃO - “The Chosen” sairá da Netflix; saiba onde assistir ao seriado
* OPINIÃO DE WALDIR COSTA - Após décadas, Porto Velho terá seu moderno Terminal Rodoviário
* LÍNGUA DE FOGO – A travessia de Porto Velho de triplo ‘D’ para triplo ‘A’