Goleiro destaca a importância do esporte contra a violência
Dentro dos Jogos Escolares de Rondônia 2018, 12 equipes masculinas buscam a classificação para as semi-finais do futebol de campo Juvenil. Nem o calor rondoniense preocupa ou interfere na atuação dos jovens jogadores, que se empenham ao máximo em busca de bons resultados.
“O sol tá quente, mas não é isso que vai atrapalhar a gente. Estamos aqui, primeiro focados numa das quatro vagas para a semi-final e depois disso, é ganhar a grande final”, destacou o atleta Carlos Henrique Saldanha Sominceles.
O jovem, de 16 anos, é aluno da Escola Estadual Padre Ezequiel Ramin, mas faz questão de enfatizar que no Joer, ele está defendendo a sua cidade. “A gente tem que estar ciente que esse é os Jogos Escolares, mas nessa etapa a gente tá aqui representando toda a cidade de Alta Floresta. A gente tem que estar focado, fazer o que o professor orienta, não reclamar da arbitragem e cuidar para não levar cartão bobo”, ressaltou o atleta sobre as “táticas” do time.
Desde quarta-feira (22), as equipes se enfrentam em jogos pela manhã e a tarde. No sábado (25), acontecem as semi-finais, quando serão conhecidos os dois times que garantirão as vagas na grande final. O campeão da fase estadual do Joer em Cacoal, no futebol de campo juvenil masculino, será conhecido no dia seguinte, domingo.
Colega de time de Carlos Henrique, o goleiro Antônio Junior tem focado suas energias no futebol de campo, buscando a profissionalização. Além de representar sua escola e cidade na fase estadual do Joer, Antônio faz parte das categorias de base do time do Ji-Paraná Futebol Clube, sub-17 e sub-20.
“O futebol é parte da minha vida e é isso que eu quero como carreira. Sempre gostei de defender a minha escola, a minha cidade e o meu clube. O goleiro tem que ter cabeça. Não é só defender o gol. É o goleiro que fica observando o time de dentro de campo e passa as orientações para a equipe trabalhar melhor”, enfatiza o jovem atleta, de 16 anos.
Sobre a importância do esporte na vida dos jovens, Antônio Junior é enfático: “Não só o futebol, mas todos os esportes, ajudam a construir sonhos. O esporte é um caminho bom que mantem os jovens longe de caminhos ruins. Enquanto você sabe que o jovem está se dedicando, praticando esporte, numa quadra ou num campo, os pais podem ter certeza que eles estão no caminho certo, longe de coisa ruim”, ressaltou o goleiro em relação às drogas, violência e criminalidade.
Texto: Giliane Perin
Fotos: Ésio Mendes
Noticias da Semana
* NATAL E ANO NOVO - O Supermercado Rabelo garante sua festa com qualidade e economia
* MINEIROS CHORAM A TRAGÉDIA - Polícia atualiza para 41 o número de vítimas em acidente na BR-116
* FAMÍLIA DIZIMADA: GAÚCHOS CHORAM - Governo do RS confirma 10 mortos em queda de avião em Gramado
* CHEGOU 'POSSUIDA' E VIOLENTA - Mulher embriagada ataca marido com faca em porto velho
* 43 ANOS DE CONQUISTAS - A fronteira selvagem ao gigante do norte
* TENTATIVA DE 'CANCELAMENTO' - Atentado a tiros deixa monitorado do pcc ferido
* VEJA OUTRAS OPÇÕES DE EMOÇÃO - “The Chosen” sairá da Netflix; saiba onde assistir ao seriado
* OPINIÃO DE WALDIR COSTA - Após décadas, Porto Velho terá seu moderno Terminal Rodoviário
* LÍNGUA DE FOGO – A travessia de Porto Velho de triplo ‘D’ para triplo ‘A’