Lei que regulamenta taxi-compartilhado pode ser aprovada na Câmara | Notícias Tudo Aqui!

Lei que regulamenta taxi-compartilhado pode ser aprovada na Câmara

Compartilhe:

Porto Velho, RONDÔNIA – Cerca de 700 taxistas do sistema compartilhado devem ocupar, nesta terça-feira, 3, outra vez, o plenário da Câmara de Vereadores. Na ocasião, os vereadores devem aprovar ou rejeitar a regulamentação da atividade nesta Capital.

 

Projeto de Lei oriundo do Executivo Municipal, segundo dirigentes do Sindicato Dos Taxistas Autônomos Do Estado De Rondônia – Sindtaxi, já foi confirmado na pauta da sessão de hoje e com isso, “a medida que busca regulamentar o novo serviço na cidade, já contaria com o assentimento da maioria na Casa”.

 

O movimento é por conta da apresentação, discussão e, possivelmente, aprovação do Projeto da Lei que regulamenta o sistema de transporte compartilhado de passageiros, “até aqui vedado pelo município; mas que, diante da tolerância dada pelo prefeito, tende a se tornar realidade”, afirmam dirigentes da categoria.

 

Ameaçados pela fiscalização da secretaria de Transporte, Trânsito e Mobilidade (SEMTRAN), por força de uma decisão da Justiça, os taxi-compartilhados disputam passageiros com os ônibus urbanos de empresas ligados ao Consórcio SIM.

 

Tolerados por de 120 dias, depois de inúmeros protestos e ocupações na Prefeitura e na Câmara, os compartilhados também obtiveram espaços nas audiências públicas do transporte público realizadas pela Prefeitura, onde puderam apresentar que a regulamentação é possível e que gera economia aos passageiros.

 

A medida, segundo o presidente do SINDTAXI, “Chiquinho do Sindicato”, mostrou ao prefeito Hildon Chaves e aos vereadores que o novo serviço pode ser regulamentado como já ocorre em outras Capitais, uma vez que apresenta fácil mobilidade, preço compatível e mais conforto aos passageiros que serão transportados em ambiente climatizado.

 

Nesta terça 3, na sessão da Câmara, os taxistas do compartilhado têm a chance, após a ameaça de zerar a tolerância dada pelo prefeito - enquanto estudava a situação jurídica do novo sistema – “de saírem de lá com a atividade regulamentada e o serviço funcionando na cidade, sendo utilizado por trabalhadores cadastrados na SEMTRAN e no SindTaxporto-velhense”, afirmaram dirigentes da categoria.

 

Ao que parece, o novo quadro esperado na sessão de hoje, é de mostrar uma possível unanimidade pela aprovação do novo serviço por parte dos vereadores. Enquanto isso, os taxistas passaram a apostar na aprovação do Projeto de Lei com votos ao menos de 16 vereadores.

 

O que descartaria, de vez, a regulamentação através de aplicativos de transporte privado de passageiros, pela via de pontos espalhados na cidade fora dos corredores dos ônibus, segundo afirmam interlocutores do SINDTAX.

 

XICO NERY 

 


 Comentários
Noticias da Semana
Dicas para te ajudar
TV Tudo Aqui