DIPLOMACIA - Pence trouxe 4 helicópteros para voar no Brasil
Principal objetivo é discutir a situação política e econômica da Venezuela e o endurecimento do isolamento diplomático do regime de Nicolás Maduro Trump e Pence: vice-presidente americano se encontra com presidente Michel Temer, e visita centro de acolhimento de venezuelanos, em Manaus (Leah Millis/Reuters/Reuters)
O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, visita Brasília, nesta terça-feira, para retomar as relações diplomáticas com o Brasil e as pautas fora de seu país.
Pence chega ao país junto com três aviões cargueiros militares, que trarão helicópteros a bordo. As aeronaves serão utilizadas pelo vice-presidente quando deixar Brasília e viajar para Manaus, para visitar um centro de acolhimento de venezuelanos. Segundo a Embaixada dos Estados Unidos, Pence também vai sobrevoar a Zona Franca de Manaus e a floresta amazônica
A visita faz parte de um tour diplomático na América do Sul, que inclui o Equador e a Guatemala, e tem como principal objetivo discutir a situação política e econômica da Venezuela e o endurecimento do isolamento diplomático do regime de Nicolás Maduro.
Membro da OEA (Organização dos Estados Americanos), os Estados Unidos se posicionaram duramente contra o governo de Maduro, e têm solicitado que os demais membros da Organização façam o mesmo. No mês passado, o país deu início ao processo de suspensão da Venezuela no grupo, que é composto por mais 34 Estados. O Brasil é um dos países que defendem a suspensão venezuelana.
Pence terá que enfrentar, no Brasil e nos outros países latino-americanos que visitar, o questionamento sobre a política migratória dos Estados Unidos. Na semana passada, o país virou centro de uma polêmica após o governo americano separar pais de filhos imigrantes, e colocar 2.053 crianças em centros de detenções de migrantes.
O Itamaraty publicou uma nota oficial repudiando a separação das famílias. Estima-se que 51 crianças brasileiras tenham sido separadas de seus pais, e colocadas em 15 instituições do país. Três delas foram encaminhadas para familiares que já moram nos Estados Unidos.
O fato deve ser pauta de conversa entre Pence e o presidente brasileiro Michel Temer. Mas, conforme afirmou o ministro das Relações Exteriores, Aloysio Nunes, o diálogo não será “politizado”, uma vez que o governo brasileiro não quer problematizar o assunto, mas sim atender as pessoas.
Pence e Temer também discutirão acordos bilaterais em áreas estratégicas. Um deles diz respeito ao uso da base de lançamentos de satélites de Alcântara, localizada no Maranhão, pela Nasa.
Fonte: Exame
Noticias da Semana
* BOCA DA JANELINHA - Traficante é preso em boca de fumo durante operação policial na zona Sul
* HORÓSCOPO 2024 - Confira a previsão de hoje (21/11) para seu signo
* AVANÇA A NARRATIVA DE ESQUERDA - PEC do fim da escala 6 X 1 alcança assinaturas necessárias
* GUERRA AOS 'GATOS' - Grande operação combate ligações clandestinas de energia e água na capital
* SOCORRO VICIANTE LIBERADO - Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 2
* TÁ RUIM E PIORANDO MAIS - Mercado financeiro eleva previsão da inflação de 4,62% para 4,64%
* SÓ PETISCA QUEM ARRISCA - Mega-sena não tem ganhadores e prêmio vai para R$ 14,5 milhões
* ÁGUAS DÃO FIM À SECA-BRAVA - Rio Machado já se aproxima dos oito metros nesta semana
* JOGOS DE HOJE (18/11/24) - Onde assistir futebol ao vivo e horários das partidas
* COMIDA NA BOCA DE 500 MILHÕES - G20 começa com desafios da taxação de super-ricos e combate à fome
* ATOS DE PREVENÇÃO - Energisa orienta trabalhadores rurais sobre segurança com a rede elétrica