COMO SERÁ A ELEIÇÃO DA ALE?
Novos ares estão renovando as esperanças dos brasileiros que acompanham, diariamente, as ações dos eleitos. De celular na mão, querem saber o que fizeram no dia. Os que não se comportarem republicanamente, serão os derrotados de 2022, se não forem para a cadeia antes.
Aqui em Rondônia, está em curso a eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa. Até à última eleição, sempre foi um ato obscuro, corrompido, violador de práticas éticas e morais, e pior ainda: longe, muito longe de grau mínimo de transparência.
Os cabeças de chapa sempre agiram desonestamente comprando votos e confinando deputados/eleitores ‘negociados’ em hotéis, fazendas, cidades fora do estado além de outros artifícios ilegais que levaram o legislativo a um nível de corrupção insuportável.
Muitos deputados chegaram à Assembleia com a certeza de repor os gastos de campanha somente com a negociação do seu voto na eleição da Mesa da Casa. Muitos se lançaram candidatos à presidência só para valorizar mais ainda o seu voto.
Nesse jogo, vale tudo. Inclusive artifícios legais, como alteração da Constituição Estadual e do Regimento Interno para facilitar e dá concretude aos acordos impatrióticos. Como o que permite eleger, antecipadamente, a Mesa Diretora do segundo biênio da Legislatura no mesmo dia da eleição da primeira. É mole ou quer mais?
E por que fazem isso? Primeiro, porque pagam com o ‘nosso dinheiro’, não com o deles. Segundo, porque ser presidente da Assembleia Legislativa é um grande ‘negócio’. É ser o tesoureiro do segundo maior orçamento do estado, dá muito dinheiro. Além de influência em grandes negócios.
É por tudo isso que nestes 36 anos de existência e 11 presidentes, 5 já foram condenados pela Justiça: Marco Donadon, Natanael Silva, Carlão de Oliveira, Valter Araujo e Neodi Oliveira; Destes, 4 puxaram cadeia: Natanael, Carlão, Donadon e Valter. Neodi, teve direitos suspensos e Carlão, no momento, está foragido.
Não é a história que o nosso parlamento merece. Mas é a que alguns deputados protagonizaram enlameando a Casa do Povo.
E agora, como será?
Fala-se em 3 candidaturas que podem ser 4. A do deputado Lebrão, o mais votado e o mais velho da Casa; a do deputado Jean Oliveira, já experiente em seu 3º mandato; a do deputado Laerte Gomes e a do noviço Sargento Eyder Brasil, do PSL do governador Marcos Rocha e do presidente Jair Bolsonaro.
A disputa é boa e salutar se com transparência, lisura e honradez. Sem isso, que a sociedade exige, podem até ganhar hoje, mas pagarão pelo erro amanhã. Daqui a quatro anos. Ou antes.
O novo Palácio do Povo na Esplanada das Secretarias a ser inaugurado proximamente, espera um dirigente que o dignifique e não que o envergonhe, como fizeram alguns do passado recente.
Foto montagem do jornalista Carlos de Sá
OsmarSilva – Jornalista – Presidente da Associação da Imprensa de Rondônia – AIRON – Diretor/editor do noticiastudoaqui.com – WhatsApp 99265.0362 sr.osmarsilva@gmail.com
Noticias da Semana
* NATAL E ANO NOVO - O Supermercado Rabelo garante sua festa com qualidade e economia
* MINEIROS CHORAM A TRAGÉDIA - Polícia atualiza para 41 o número de vítimas em acidente na BR-116
* FAMÍLIA DIZIMADA: GAÚCHOS CHORAM - Governo do RS confirma 10 mortos em queda de avião em Gramado
* CHEGOU 'POSSUIDA' E VIOLENTA - Mulher embriagada ataca marido com faca em porto velho
* 43 ANOS DE CONQUISTAS - A fronteira selvagem ao gigante do norte
* TENTATIVA DE 'CANCELAMENTO' - Atentado a tiros deixa monitorado do pcc ferido
* VEJA OUTRAS OPÇÕES DE EMOÇÃO - “The Chosen” sairá da Netflix; saiba onde assistir ao seriado
* OPINIÃO DE WALDIR COSTA - Após décadas, Porto Velho terá seu moderno Terminal Rodoviário
* LÍNGUA DE FOGO – A travessia de Porto Velho de triplo ‘D’ para triplo ‘A’