Recém-formados em Medicina podem ficar um ano no Mais Médicos
Os ministérios da Saúde e da Educação estão debatendo a possibilidade dos recém-formados no curso de Medicina em universidades federais passarem o período de um ano no programa Mais Médicos, registrou O Globo. A proposta seria uma forma dos alunos do ensino público federal devolverem à sociedade o investimento do Estado.
Nesta terça-feira, 20, o Diário Oficial publicou um edital com 8,5 mil vagas para o Mais Médicos com o objetivo de substituir os cubanos que antes participavam do programa. Se trata de uma medida emergencial do governo para que o país tenha o menor impacto possível com a saída de Cuba do tratado.
A ditadura cubana não aceitou os novos termos direcionados pelo presidente eleito Jair Messias Bolsonaro e ordenou que os médicos cubanos retornassem ao país de origem. No entanto, Bolsonaro disse que irá conceder asilo político para aqueles que desejarem.
Todos sabemos que o Mais Médicos era uma forma que o antigo governo petista de Dilma Rousseff encontrou de financiar a ditadura socialista de Cuba, uma vez que 70% dos salários dos médicos cubanos ia para o “governo” de Cuba.
Bolsonaro anunciou que os salários seriam pagos integralmente aos médicos, e que eles também teriam de passar por uma avaliação técnica – uma vez que há desconfianças sobre a habilitação desses profissionais na área da saúde.
Com a postura da ilha, que imediatamente se retirou do tratado, ficou claro que o único interesse de Cuba no Mais Médicos era mesmo receber dinheiro do governo brasileiro.
Noticias da Semana
* NATAL E ANO NOVO - O Supermercado Rabelo garante sua festa com qualidade e economia
* MINEIROS CHORAM A TRAGÉDIA - Polícia atualiza para 41 o número de vítimas em acidente na BR-116
* FAMÍLIA DIZIMADA: GAÚCHOS CHORAM - Governo do RS confirma 10 mortos em queda de avião em Gramado
* CHEGOU 'POSSUIDA' E VIOLENTA - Mulher embriagada ataca marido com faca em porto velho
* 43 ANOS DE CONQUISTAS - A fronteira selvagem ao gigante do norte
* TENTATIVA DE 'CANCELAMENTO' - Atentado a tiros deixa monitorado do pcc ferido
* VEJA OUTRAS OPÇÕES DE EMOÇÃO - “The Chosen” sairá da Netflix; saiba onde assistir ao seriado
* OPINIÃO DE WALDIR COSTA - Após décadas, Porto Velho terá seu moderno Terminal Rodoviário
* LÍNGUA DE FOGO – A travessia de Porto Velho de triplo ‘D’ para triplo ‘A’