CIDADE DE TODOS – Quando a revolta do povo pega fogo | Notícias Tudo Aqui!

CIDADE DE TODOS – Quando a revolta do povo pega fogo

Compartilhe:

Sobre o incêndio ocorrido recentemente num dos blocos do Condomínio Cidade de Todos IX, no Bairro Jardim Santana, na Zona Leste de Porto Velho, e que ocasionou imediato protesto dos moradores, através de outro incêndio (de pneus), pelos descasos das autoridades, pelas falhas grosseiras do projeto de moradia e até pelos crimes ambientais.

Sobre tudo isso, Uendel Bomfim, responsável em fazer manutenção nos prédios e ligar as bombas para abastecer as caixas d’águas em cada prédio, fez o seguinte e detalhado relato dos fatos ao ntíciastudoquai.com

Motivo do protesto

- Motivo do protesto, é que a caixa está fugindo da responsabilidade, ela tem cinco anos sobre esse empreendimento, tem apenas dois anos que entregou os prédios, e ela fala que ela não é responsável por isso aqui. Mas ela é responsável sim, tem 16 famílias que estão morando na casa de parentes, pois a defesa civil interditou o prédio, (bloco).

- O incêndio foi devido as péssimas instalações elétricas, o que se sabe é que começou pelo ventilador, o fogo pegou no ventilador, que passando para a cama, e subindo até o segundo andar, mas comprometendo com rachaduras, e a fumaça subiu até quarto andar.

- A caixa é a responsável pelo empreendimento, junto com a “Minha Casa, Minha Vida”. Quem entregou as casas foi a prefeitura através da SEMUR.

Semur fugiu

- Procuramos a SEMUR, para ver o que eles poderiam fazer pelas famílias.

- São 16 famílias que não tem mais casa, vivem morando de favor na casa dos parentes. Só que eles(Samur) disseram que não tinham responsabilidade sobre o prédio, e que não poderiam fazer nada, e que nós deveria ir atrás da caixa econômica. Só depois da matéria que a televisão Rede TV fez sobre o caso, é que eles se prontificaram sobre o assunto.

- Nós temos também no bloco I, apto 104, a moradora Dona Claudia, que está tendo vazamento, a água está entrando dentro do conduíte da eletricidade, a chance de ter outro incêndio, é eminente.

Matando igarapé

- Nós não temos tratamento de esgoto, não foi feito um local onde possa ser feito um tratamento antes de cair no esgoto da rua. Ele cai nessas fossas sépticas, onde a água vai para o esgoto, e causa mau cheiro quando passa pela frente. A própria empresa fez assim. O esgoto do bairro cai no igarapé próximo. O que é um crime.

- Graças a Deus que eu estava nesse dia no local do incidente, eu iria trocar um relé de uma lâmpada. Quando eu coloquei a escada no poste, uma moça veio correndo e me dizendo que estava havendo um incêndio no apartamento dela.

- Corri para o local, já estava incendiado o apto dela. Subi nos apartamentos, avisando para os moradores que estava havendo um incêndio. No segundo andar tinhas duas crianças e uma moça. Consegui tirar uma criança, e ela veio com a outra criança no colo. Descemos juntos, e a fumaça já tinha invadido o prédio.

A grávida e o fogo!

- Dei a volta no prédio, e de repente apareceu uma mulher no terceiro andar, grávida. Coloquei a escada, subi pela escada, na janela do terceiro andar, resgatei o filho dela e pedi pra ela descer sozinha pela escada.

- Logo depois o bombeiro chegou. Foi bastante rápido a vinda do bombeiro. Quando o bombeiro chegou o fogo já estava no segundo andar. Mas graças a Deus conseguimos salvar as pessoas, e tivemos só perca materiais.

Plano de Bombeiro? Não tem!

- Foi feito uma vistoria no mesmo dia pelo os bombeiros em todos os prédios do residencial Cidade de Todos. Foi constatado que não tem bits( documento da prefeitura dizendo o imóvel seguiu a legislação) e também não tem o plano do bombeiro.

- Nem a caixa e nem a empresa responsável, executaram o plano de bombeiro. Os hidrantes, nenhum funciona. Pedimos uma empresa particular para fazer avaliação dos hidrantes. A empresa fez os testes e nenhum funcionou, não temos um método de prevenção em um momento de um incidente igual.

 

 Água que vem do poço artesiano, é guardado neste local, uma cisterna. A vedação tem facilidade de contaminação. O lugar é baixo, e as baratas invadem o ambiente, como é visto na foto. 

 

 

A fossa fica muito próximo ao reservatório (cisterna) de água, correndo um grande risco de contaminação da água.

 

 

 Local onde fica a bomba que puxa a água para uma caixa de água que fica em cima do prédio, abastecendo o bloco. Cada bloco tem uma cisterna, reservatório de água.

 

 Não foi feito um aterro no espaço ao redor da cisterna

 

 

Vídeo da reportagem:


 Comentários
Noticias da Semana
Dicas para te ajudar
TV Tudo Aqui