CALISTENIA - Força e equilíbrio | Notícias Tudo Aqui!

CALISTENIA - Força e equilíbrio

Compartilhe:

Renato Correia, 17 anos, estudante, treina Calistenia num equipamento em pequeno espaço na Praça CEU da Zona Leste. Ali, faz seus exercícios cujos movimentos chama a atenção dos jovens que frequentam aquele espaço.

Ele dá sua versão do que seja o esporte Calistenia: “é um esporte mais radical, parecido com ginástica olímpica, só que mais radical ainda. Isso pela questão dos equipamentos usados como argolas, barras, paralelas e o uso do próprio corpo como peso”.   

Mas Calistenia é um tipo de ginástica funcional que pode ser feita com bastões, flexões de braço, abdominais, barras fixas, saltos, corrida, entre outras atividades. Este tipo de exercício melhora o condicionamento físico e ajuda a emagrecer.

O método da Calistenia trabalha com a força corporal. A modalidade de ginástica tem origem sueca e atua com a divisão de oito grupos de exercícios localizados. As atividades podem ser realizadas com música.

Os exercícios são feitos com pequenos acessórios e têm o objetivo de melhorar aspectos fisiológicos. Nas escolas, é comum a prática de calistenia na educação física.

A técnica da calistenia foi criada pelo Dr. Lewis e pela A.C.M, Associação Cristã de Moços. A finalidade era promover a saúde e aprimorar a aptidão física das pessoas.

Esta atividade tem uma execução simples e pode ser realizada por qualquer pessoa. A prática se tornou popular nos anos 80 e esteve presente em várias academias.

Atualmente, a calistenia é vista como uma técnica antiga para tonificar o corpo e emagrecer. Contudo, os exercícios desta modalidade, que usam o peso do corpo como carga para flexões e abdominais, ainda são muito praticados.

Os exercícios com bastões e com música para marcar o ritmo também continuam em alta. Hoje, os princípios da calistenia estão incorporados a diversas modalidades mais modernas, como o crossfit, o treino funcional e o street workout.

Benefícios da ginástica calistênica

O treinamento de Calistenia (Calisthenics) é adequado para promover o crescimento de massa muscular magra, auxilia no aumento de sua força, promove uma melhor mobilidade, flexibilidade, agilidade e a resistência.

Não há desculpas para você adiar o início da prática de Calistenia (Calisthenics), já que não é exigido qualquer instrumento ou um lugar pré-determinado. Você pode se exercitar em qualquer lugar e em qualquer circunstância.

Ele favorece ao desenvolvimento e evolução de sua coordenação motora.

Se você deseja o crescimento de massa magra, mas também objetiva reduzir o percentual de gordura, a prática de exercícios cardiovasculares antes ou após o treinamento de Calistenia (Calisthenics) pode intensificar a queima de calorias, já que contribuirá para seu metabolismo se manter ativo.

Não pense que apenas a associação entre exercícios cardiovasculares e o treinamento de Calistenia (Calisthenics) é que contribui para a perda de peso, muito pelo contrário, intensifica. É importante ressaltar que esse treinamento sozinho pode contribuir de forma superior, se comparado aos exercícios cardiovasculares para sua perda de peso.

Esse treinamento pode contribuir para o aumento da frequência dos batimentos cardíacos.

Você não poderá utilizar a desculpa de que não tem tempo para se exercitar, já que o tempo pode ser utilizado como ferramenta para tornar o treino ainda mais eficiente. Reserve um pequeno período de sua rotina para você se manter mais saudável e em forma.

 

 Outros exemplos:

 

Cai bem também para as mulheres.


O professor de Jiu Jitsu Wendell Freitas diz que o CEU é um espaço onde se pode “defender a cultura do estado, ajudando a implantar cursos, danças, artes e etc”. 

- Às vezes as pessoas não têm alguma atividade para fazer durante o dia. Então, pode vim para o CEU, fazer um curso, se profissionalizar, fazer artes marciais, zumba, jogar futebol, vôlei. O CEU na Zona Leste é uma das melhores coisas que foi criada, as pessoas tem uma oportunidade aprender, exercitar e conhecer pessoas novas, diz Wendell.

Fonte: Noticiastudoaqui.com

Com informações e texto do Neto e imagens do Arthur Felipe e editoria de OsmarSilva

 


 Comentários
Noticias da Semana
Dicas para te ajudar
TV Tudo Aqui