Jairzinho surpreende a quatro segundos do fim e nocauteia Overeem no UFC Washington
Surinamês, que estava em desvantagem na luta principal do evento, conecta uma "bomba" no rosto do holandês, que fica com o lábio superior rasgado devido ao golpe do peso-pesado
O nocaute era iminente, afinal, Alistair Overeem e Jairzinho Rozenstruik, são dois integrantes do peso-pesado, com extrema capacidade de acabar com o duelo em um piscar de olhos. Entretanto, a vitória pela via rápida só aconteceu a quatro segundos do fim da luta principal do UFC Washington, sediado nos Estados Unidos, neste sábado. Aos 4m56s, o "Furacão do Octógono" aplicou um cruzado de direita e liquidou o holandês, que vinha melhor no combate. O ex-campeão do Strikeforce ficou com o lábio superior rasgado devido ao golpe.
Jairzinho, que pediu para enfrentar Francis Ngannou em seu próximo compromisso no Ultimate, anotou seu quarto nocaute em quatro lutas na organização - ele enfileirou Junior Albini, Allen Crowder, Andrei Arlovski e, agora, Overeem.
A luta
Jairzinho Rozenstruik, que fez questão de deixar Alistair Overeem no vácuo no início do combate, estudou o holandês quando o árbitro autorizou o início da luta. O atleta do Suriname queria a luta em pé, devido ao seu poder de nocaute, porém, o veterano não tardou a quedá-lo. No chão, Overeem ficou por cima durante o tempo todo - mesmo sem grande evolução ou oferecer perigo. Serviu, portanto, para faturar o primeiro assalto.
Na parcial seguinte, Overeem chegou ao clinche com rapidez, imprensando Jairzinho contra a tela. A pouca efetividade, porém, fez o árbitro afastá-los a dois minutos do fim. O "Furacão do Octógono" acertou ganchos e cruzados no holandês, que se protegia com a guarda alta. Os golpes do surinamês, no entanto, não entraram com potência.
Alistair Overeem avançou nas pernas de Jairzinho e fez a transição para o clinche nos primeiros movimentos do terceiro round. O surinamês não caiu, e eles ficaram no centro do octógono. Jairzinho soltava pisões, Overeem respondia com chutes e acertava os melhores golpes. Overeem deu o bote no double leg e, embora tenha demorado um pouco, faturou a queda. O ex-campeão do Strikeforce trabalhou por cima, carimbou o rosto do oponente com cotoveladas e socos.
Jairzinho explodiu no quarto round: imprensou Overeem na grade e, com o holandês tentado proteger o rosto, encaixou boa sequência, fazendo o nariz do ex-campeão do K-1 sangrar. Cauteloso, Overeem tentava não correr risco desnecessário, mas o surinamês atravessou seu melhor momento na luta ao aplicar uma blitz no oponente e golpeá-lo com nova sequência. No último round, disputado em ritmo para lá de morno, a luta se encaminhava para a decisão dos jurados - até o surinamês acertar um cruzado no rosto de Overeem, que ficou com o lábio rasgado, e nocauteá-lo a quatro segundos do final do duelo.
Marina Rodriguez e Calvillo empatam na co-luta principal
Marina Rodriguez deixou o octógono, na penúltima luta desta edição, com um sabor um tanto quanto amargo na boca. A brasileira e a sua adversária, Cynthia Calvillo, empataram na decisão majoritária (28-29, 28-28 e 28-28). Esta foi a segunda igualdade do cartel da invicta gaúcha, que estreou no Ultimate com empate diante de Randa Markos, no UFC SP, em 2018.
A luta
Focada, Marina Rodriguez dominou o centro do octógono e tomou as as rédeas do confronto. Faltando três minutos, Calvillo levou o combate para o chão, mas a brasileira rapidamente se levantou. E caminhou pra frente determinada, golpeando a adversária com socos e cotoveladas. Calvillo imprensou Marina contra a grade - a gaúcha se desvencilhou, clinchou e acertou boas joelhadas na americana. Aos 30 segundos do fim, Calvillo quedou, foi para a montada e por lá ficou até o cronômetro zerar.
Marina Rodriguez partiu para cima de Cynthia Calvillo conectando bons socos no rosto da adversária. Atenta ao jogo da americana, Marina evitava se expor tanto para não ser quedada - o técnico da peso-mosca pedia para ela derrubar a atleta canarinho. Marina alternou gancho, chute na linha de cintura e sequências de joelhadas e cotoveladas. Marina, que se manteve de pé durante toda esta etapa, ainda consolidou a vantagem com uma joelhada voadora para selar a parcial.
Marina deu dois pisões em Cynthia Calvillo. Entretanto, a brasileira, que se manteve de pé no segundo round, caiu por baixo da oponente logo no começo do último assalto. Calvillo ameaçou a chave de braço, soltou cotoveladas nas costelas de Rodriguez e, na sequência, pegou as costas. Golpeada de forma repetida no rosto, Marina ficou em apuros: Calvillo montou, ficou muito próxima da interrupção do árbitro ao castigar Marina. Na raça, Marina Rodriguez se levantou a 30 segundos do fim, porém, foi um monólogo.
Rothwell afasta má fase com nocaute em Struve
Ben Rothwell venceu Stefan Struve por nocaute técnico aos 4m57s do segundo round. Contudo, o combate foi marcado por dois chutes nas partes íntimas desferidos pelo americano. No primeiro, o holandês rolou no chão durante cinco minutos - tempo máximo previsto pela regra - e a torcida se manifestava positivamente a cada esboço de reação do gigante.
No segundo round, Struve novamente recebeu um chute nos "países baixos", mas, desta vez, precisou de menos tempo para voltar ao duelo. Rothwell, que teve um ponto deduzido pela arbitragem pela repetição do golpe ilegal, decidiu, então, apertar o ritmo, encurralou o holandês no canto do octógono e disparou uma saraivada de golpes até faturar a vitória.
Após três derrotas consecutivas no UFC e sob risco de demissão, Ben Rothwell se recuperou e ganhou sobrevida na franquia. Struve, por sua vez, venceu apenas um de seus últimos cinco combates.
Ladd bate Kunitskaya por nocaute técnico
Aspen Ladd mostrou que a primeira derrota da carreira, contra Germaine de Randaime, em julho, ficou para trás. A americana venceu Yana Kunitskaya por nocaute técnico, aos 33 segundos do terceiro round. A peso-galo acertou um cruzado de esquerda no rosto da russa, que sofreu o knockdown. Em seguida, ela despejou uma sequência de socos, a adversária se encolheu, e o árbitro interrompeu o confronto.
UFC Washington
7 de dezembro, em DC (EUA)
CARD PRINCIPAL
Jairzinho Rozenstruik venceu Alistair Overeem por nocaute aos 4m56s do R5
Marina Rodriguez e Cynthia Calvillo empataram por decisão majoritária (28-29, 28-28 e 28-28)
Ben Rothwell venceu Stefan Struve por nocaute técnico aos 4m57s do R2
Aspen Ladd venceu Yana Kunitskaya por nocaute técnico aos 33s do R3
Cody Stamann e Song Yadong empataram por decisão majoritária (29-27, 28-28 e 28-28)
Rob Font venceu Ricky Simón por decisão unânime (29-28, 29-28 e 30-27)
CARD PRELIMINAR
Tim Means venceu Thiago Pitbull por finalização aos 2m38s do R1
Billy Quarantillo venceu Jacob Kilburn por finalização aos 3m18s do R2
Bryce Mitchell venceu Matt Sayles por finalização aos 4m20s do R1
Joe Solecki venceu Matt Wiman na decisão unânime (30-26, 30-26 e 30-27)
Virna Jandiroba venceu Mallory Martin por finalização a 1m16s do R2
Makhmud Muradov venceu Trevor Smith por nocaute aos 3m09s do R3
Fonte: G1
Noticias da Semana
* LÍNGUA DE FOGO – A travessia de Porto Velho de triplo ‘D’ para triplo ‘A’
* CABRA FROUXO - Marido foge e deixa mulher ser presa com drogas na zona leste
* SOL E CHUVA EM RO - Calor: termômetros podem alcançar os 40 graus neste domingo
* QUEDA EM BURACO SEM FUNDO - Jair Bolsonaro usa meme nas redes para ironizar alta do dólar
* ALEMÃES COM PEITO APERTADO - Magdeburgo vê consternação e ódio após ataque a mercado de Natal
* TRAGÉDIA CHOCA MINAS GERAIS - Acidente em MG é a maior tragédia em rodovias federais desde 2008
* A VERDADE E A FUGA - Carro capota após colisão com caminhão em Porto Velho, e motorista foge
* FIQUE LIGADO NESSA - Expediente bancário tem alterações neste final de ano; confira
* CULTURA E TURISMO - Livros destacam potencial da cultura e do turismo de Roraima