Dicas para viajar com segurança no Carnaval | Notícias Tudo Aqui!

Dicas para viajar com segurança no Carnaval

Compartilhe:

Chegou o Carnaval! Seja para curtir os desfiles, pular os blocos ou descansar, o feriado prolongado é sempre muito aguardado pelos brasileiros. Durante os quatro dias de descanso, muitos optam por viajar, o que eleva significativamente o tráfego nas rodovias brasileiras, sendo necessário o cuidado redobrado dos motoristas para evitar imprevistos.

Mas, quais são os fatores prioritários a se atentar? Para auxiliá-los nesta dúvida, Adriano Reginaldo, Diretor de Operações da Mondial Assistance, empresa de assistência 24h e seguro viagem, separou algumas dicas valiosas para garantir a chegada ao destino, seja na ida ou na volta, com tranquilidade:

Faça um check-up no veículo

A manutenção do veículo deve estar sempre em dia. Porém, ao decidir pegar a estrada, o check-up precisa ser reforçado uma semana antes, atestando as boas condições do veículo. “Um mecânico de confiança deve checar as luzes das lanternas dianteiras e traseiras, pneus, freios, fluidos, limpadores de para-brisa, correias, bateria, sistema elétrico etc. Afinal, o pleno funcionamento dos componentes gera segurança e mantém o condutor em dia com a legislação de trânsito, evitando possíveis multas por falta de sinalização e más condições do veículo”, completa.

Fique atento às condições climáticas

Independente das condições meteorológicas favoráveis, é sempre importante se precaver para as chuvas intensas, que costumam ser recorrentes nesta época do ano. “Em caso de tempestade, se não for possível parar o carro em um lugar coberto e seguro, o recomendado é reduzir a velocidade e manter uma distância segura do carro à frente, minimizando chances de acidentes, frenagens bruscas e, até mesmo, aquaplanagem”, pontua.

Confira se o kit de emergência está em dia

Mesmo com todos os cuidados anteriores à viagem, incidentes podem acontecer – como um furo no pneu – e estar pronto para eles é a melhor solução. “Antes de embarcar no carro rumo à folia, verifique se o estepe e os equipamentos de segurança, como triângulo, chave de roda e macaco estão aptos a serem usados”, alerta.

Cuidados com a saúde

Segundo Adriano, ficar muito tempo na mesma posição, não se alimentar direito ou ingerir bebidas alcoólicas podem gerar, respectivamente, desconfortos e impactos bem negativos.

“Para as viagens de longa distância, o percurso deve ter algumas pausas, que servirão para realizar uma alimentação leve, alongar o corpo e relaxar da tensão de um eventual trânsito. Bebidas alcoólicas são proibidas ao condutor pela legislação e não devem ser ingeridas devido ao risco de incidentes e acidentes individuais ou coletivos”, ressalta.

Garanta entretenimento para as crianças

Viagens longas tendem a ser cansativas para os pequenos, principalmente em trajetos longos. Por isso, Adriano recomenda que os responsáveis planejem brincadeiras e jogos simples, mas que sejam passíveis de serem aplicados dentro do carro ou um maior número de pausas, as estimulando com leves caminhadas ou interações que resultem no relaxamento por meio lúdico.


 Comentários
Dicas para te ajudar
TV Tudo Aqui