Evento estimula a imaginação e criatividade de crianças e adolescentes com autistas em Porto Velho
As crianças e adolescentes do Centro Multidisciplinar Movidos pelo Amor ao Autismo (CMMAA), tiveram uma manhã diferente na manhã desta quinta-feira (26). A convite do responsável pelos eventos de marketing do Porto Velho Shopping, Davi Rampazzo puderam participar do evento LEGO® “Construtores do Amanhã”. Visando proporcionar ainda mais inclusão, o Movidos pelo Amor inseriu o Espaço Ludicando e o Espaço de Atendimento Pedagógico Especializado (EAPE) para essa interação e diversão. Ao todo participaram do evento 30 crianças.
Segundo a gerente de marketing do Porto Velho Shopping, Taciana Melo este evento não tem idade visando a interação desde a criança ao idoso, o que automaticamente, proporciona a inclusão. “Quando convidamos uma instituição que trabalha com autistas é porque este evento já tem este olhar para essas crianças que precisam de cuidado, de atenção e de acompanhamento”, destacou.
Para Taciana Melo o Lego possibilita a coordenação motora, favorece a criatividade, além de ser um brinquedo que não faz barulho, ou seja, sem incomodar as crianças que têm sensibilidade auditiva. “Fizemos questão de convidá-los, de estarem aqui em primeira mão e queremos que participem outras vezes”, acrescentou.
De acordo com a coordenadora do CMMAA, Marxlene Bezerra Vieira o fato do Porto Velho Shopping ter essa iniciativa a deixou muito feliz, principalmente por ter esse olhar singular voltado para o autismo e proporcionar às crianças atendidas pela associação, um momento lúdico de inclusão, de interação social, onde pais e filhos podem montar brinquedos juntos. “Além disso, o Lego estimula a alfabetização, motricidade, raciocínio lógico, matemática, como também a imaginação e criatividade, pois auxilia tanto nos aspectos cognitivos, pedagógicos e de interações sociais, emocionais e afetivas”, encerrou.
Na opinião de Naira Rodrigues, mãe de Fernando de 7 anos, essa atitude do Porto Velho Shopping em oportunizar para as crianças esse momento lúdico é enriquecedora. “Nossos filhos estão participando de um evento em que podem criar seus brinquedos e desenvolver sua imaginação. Estou muito feliz por nossas crianças com TEA e por poderem se relacionar com crianças típicas que é a verdadeira inclusão”, afirmou.
Carla Carvalho, mãe do Marcos Vinícius de 7 anos, disse que é gratificante para os pais poderem trazer seus filhos para se divertir e interagir. “Meu filho nem quer sair da bancada. Gostaria que tivesse eventos como esse mais vezes”, salientou.
Por Liliane Melo
Noticias da Semana
* AVANÇA A NARRATIVA DE ESQUERDA - PEC do fim da escala 6 X 1 alcança assinaturas necessárias
* GUERRA AOS 'GATOS' - Grande operação combate ligações clandestinas de energia e água na capital
* SOCORRO VICIANTE LIBERADO - Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 2
* TÁ RUIM E PIORANDO MAIS - Mercado financeiro eleva previsão da inflação de 4,62% para 4,64%
* SÓ PETISCA QUEM ARRISCA - Mega-sena não tem ganhadores e prêmio vai para R$ 14,5 milhões
* ÁGUAS DÃO FIM À SECA-BRAVA - Rio Machado já se aproxima dos oito metros nesta semana
* JOGOS DE HOJE (18/11/24) - Onde assistir futebol ao vivo e horários das partidas
* COMIDA NA BOCA DE 500 MILHÕES - G20 começa com desafios da taxação de super-ricos e combate à fome
* ATOS DE PREVENÇÃO - Energisa orienta trabalhadores rurais sobre segurança com a rede elétrica
* MINHA SORTE HOJE - Confira a previsão de hoje (18/11) para seu signo