Cachoeiras exuberantes oferecem espetáculo magnífico aos turistas
Em Nova União, o Vale das Cachoeiras é um dos locais que desperta a maior atenção dos turistas de Rondônia e de outros estados.
Contemplar a natureza em Rondônia, nas mais variadas faces de sua biodiversidade, ainda é um privilégio de poucos. As cachoeiras, bem preservadas, são um espetáculo que merece a atenção de turistas de dentro e fora do estado. No Vale das Cachoeiras a beleza atrai turistas de Rondônia e de outros lugares. Só em janeiro, quase 3 mil pessoas passaram pelo Vale que já é considerado um dos mais interessantes pontos turísticos ecológicos do estado. Apesar do número significativo, pelo menos 80% da população de Rondônia ainda desconhece empreendimentos ecológicos como o Vale.
Para chegar ao local, o turista precisa de muita disposição e um pouco de preparo físico para enfrentar uma descida de mais de 120 degraus, depois de uma caminhada de 600m de trilhas em meio à mata. Um desafio que vale ainda mais a pena quando o turista se depara com macacos, capivaras, veados e outras espécies de animais silvestres, além de desfrutar de dois locais de banho, próximos às cachoeiras. Localizado em Nova União, o Vale das Cachoeiras é um lugar único. Possui uma das mais belas e altas quedas d’água de Rondônia. São 32 metros de altura em um espaço natural que oferece outras cachoeiras de menor porte e uma paisagem de tirar o fôlego.
Em Alto Alegre dos Parecis existem 35 cachoeiras catalogadas e a maioria tem queda d’água de até 60 metros de altura. O local é conhecido como Paraíso das Águas no estado. Com aproximadamente 17 mil habitantes, segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Alto Alegre dos Parecis tem economia voltada para a agricultura e a pecuária, principalmente café, gado de corte e leiteiro. Quem vê a cidade calma e pacata não imagina que há tantas belezas naturais.
Para quem gosta de aventuras, as cachoeiras do local são um bom lugar para aproveitar as férias de final de ano. Todas as quedas d’água estão em terrenos particulares, mas a maioria é aberta a visitação. Por ser um local isolado e sem estrutura para receber turistas, a orientação é que os aventureiros que visitam a região das cachoeiras levem barracas de camping e alimentos. As quedas grandes, médias e pequenas estão espalhadas por todo o município.
Outro lugar encantador é a Cachoeira dos Macacos. Localizada na Linha 106, Zona Rural de Presidente Médici, o ponto virou atração turística para quem mora na região central do estado. Embora a cachoeira esteja em uma propriedade privada, a entrada do público é gratuita. São cinco quedas em meio à mata nativa, com aproximadamente 450 metros de área. Muitos turistas conseguem chegar à última queda da água, com aproximadamente 45 metros de cumprimento. O local é privado, o proprietário nunca se importou que as pessoas entrassem. A única moeda de troca exigida é a gentileza e os bons modos. Os visitantes que vão ao local precisam manter a porteira fechada e o local limpo a porteira precisa ficar fechada, pois ele tem gado no pasto.
Fonte: visiteobrasil/G1
Noticias da Semana
* GOVERNO ARROCHA USUÁRIO - Planos de saúde serão cancelados com duas mensalidades sem pagamento
* POLÍCIA BANDIDA - Vídeo flagra PM jogando homem do alto de ponte
* COM APOIO DA ALE - Atletas de Espigão se destacam no Brasileiro de Karatê
* LULA FAZ INFLAÇÃO SUBIR - Carne, energia… com inflação em alta, veja o que pesa no seu bolso
* CHUVA A QUALQUER HORA EM RO - Chuva intensa atinge várias áreas do país; confira região por região
* SAÚDE E PREVENÇÃO - Governo de RO encerra campanha “Novembro Azul” e lança “Dezembro Vermelho”
* HORÓSCOPO 2024 - Confira a previsão de hoje (03/12) para seu signo