SE FORTALEÇA - Anote quatro nutrientes para potencializar o seu sistema imunológico | Notícias Tudo Aqui!

SE FORTALEÇA - Anote quatro nutrientes para potencializar o seu sistema imunológico

Compartilhe:

Hábitos de vida saudáveis aliados a uma boa alimentação ajudam o corpo a combater agentes invasores como o novo coronavírus

 

Enquanto não existem remédios capazes de curar ou prevenir o ataque do novo coronavírus ao organismo humano, especialistas recomendam o fortalecimento do sistema imunológico por meio de hábitos saudáveis. A boa alimentação e a prática de exercícios físicos desempenham um papel chave neste processo e devem ser mantidas mesmo durante o isolamento social.

A nutricionista Carolina Fernandes Nobre, do Órion Complex, em Goiânia, lembra que um único nutriente não é capaz de evitar doenças, sejam elas de qualquer tipo. Mas, alguns são essenciais para ajudar o corpo a trabalhar de maneira mais eficiente no combate a infecções. Veja quatro deles e saiba como encontrá-los:

Vitamina D
“Bastam dez minutos de exposição ao sol, entre 7h e 10h da manhã, sem filtro solar, para conseguir as doses diárias necessárias”, explica Carolina.

vitamina D está relacionada a benefícios no estado de humor e ao aumento dos níveis de fósforo e cálcio, tendo um importante papel no fortalecimento dos ossos e músculos, inclusive o cardíaco, além de beneficiar o sistema imunológico.

Onde encontrar: principalmente na exposição ao sol e também em peixes gordurosos, óleo de fígado de bacalhau e cogumelos secos. Leite, ovos e fígado bovino também contém vitamina D.

Zinco
mineral tem ação antioxidante, combate os radicais livres e protege o organismo de várias doenças, principalmente de gripes. Ele ativa os linfócitos -T, células de defesa que ajudam o corpo a combater micro-organismos invasores.

Onde encontrar: alimentos de origem animal como ostras, sardinha e carne bovina; e em oleaginosas como amêndoas, semente de girassol, castanha-do-pará e de caju.

Vitamina C
Por se tratar de uma vitamina hidrossolúvel – eliminada através da urina –, sua ingestão precisa ser diária para que os níveis sejam mantidos. “A vitamina C é imprescindível no fortalecimento do corpo”, afirma Carolina.

Onde encontrar: verduras, legumes e frutas, principalmente, as cítricas.

Vitamina E
Outra vitamina essencial para o funcionamento do organismo devido à sua ação antioxidante e anti-inflamatória. Ela ajuda a melhorar o sistema imune, a pele e o cabelo, assim como previne doenças como aterosclerose e Alzheimer.

Onde encontrar: óleos vegetais, como o de girassol e o azeite de oliva, e frutos secos, como avelã, amêndoas, amendoim e pistache. Também pode ser obtida em frutas como o abacate e o mamão.

Fonte: Metrópoles 


 Comentários
Noticias da Semana
Dicas para te ajudar
TV Tudo Aqui