RELIGIÃO X POLÍTICA - Papa recusa receber secretário dos EUA após críticas, diz jornal | Noticias Tudo Aqui!

RELIGIÃO X POLÍTICA - Papa recusa receber secretário dos EUA após críticas, diz jornal

Compartilhe:

 

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, não vai se encontrar com o Papa Francisco em sua visita ao Vaticano, que acontece no dia 29 de setembro. De acordo com informações do jornal The Guardian, o Papa recusou-se a encontrar com o republicano semanas após ele criticar publicamente a aproximação da Santa Sé com a China.

Pompeo viaja à Itália como forma de protestar contra a renovação do acordo entre Pequim e Vaticano. Desde 2018, a Santa Sé tem tomado atitudes visando a unificação da igreja católica na China. A aproximação entre o país e o Vaticano gera críticas entre os católicos e políticos americanos.

De acordo com o jornal, o motivo citado para a não realização do encontro é a proximidade da eleição americana, que acontece em 3 de novembro. No entanto, ataques realizados publicamente por Pompeo direcionados ao Vaticano podem ter motivado a recusa. Em texto publicado na revista First Things no último dia 18, Pompeo denunciou o que ele chamou de "violação à liberdade religiosa" no país asiático. O secretário também utilizou o Twitter para criticar a decisão:

"O departamento do Estado tem voz ativa pela liberdade religiosa na China e ao redor do mundo e tem adotado medidas para parar aquelas que abusam dos fiéis. Continuaremos a apoiar os católicos e crentes religiosos na China. Pedimos ao Vaticano que se juntem a nós", disse ele em sua rede social.

O cardeal Pietro Parolin e o arcebispo Paul Gallagher, também secretários de estado, vão receber Mike Pompeo durante sua visita ao Vaticano.

Fonte: Uol


 Comentários
Noticias da Semana
Dicas para te ajudar
TV Tudo Aqui