PATRIMÔNIO HISTÓRICO - Omissão do governo gerou responsabilização por roubos de peças da Estrada de Ferro Madeira Mamoré | Notícias Tudo Aqui!

PATRIMÔNIO HISTÓRICO - Omissão do governo gerou responsabilização por roubos de peças da Estrada de Ferro Madeira Mamoré

Compartilhe:

Denúncias foram feitas pela Associação dos Ferroviários da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré diante dos constantes furtos de peças tombadas

 

Em audiência realizada sobre denúncias de furtos de bens da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM), gerou responsabilidade ao governo estadual para que retire as peças do local e guardar em um espaço seguro.

Juntamente com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel) terá que atualizar, em até 25 dias, a listagem das peças a serem removidas. Uma nova audiência ocorrerá no próximo dia 6 de setembro.

As denúncias foram feitas pela Associação dos Ferroviários da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (Asfemm) diante dos constantes furtos de peças tombadas pelo patrimônio histórico como bem do Estado de Rondônia.

Segundo o presidente da Asfemm, George Telles, houve descaso do governo estadual que não garantiu a segurança dos bens mesmo diante de vários comunicados sobre os furtos recorrentes no percurso do Complexo Ferroviário (no Centro) até a antiga Vila de Santo Antônio.

A Procuradoria da República destacou na audiência que, diante de diversas denúncias recebidas foram abertos inquéritos policiais, mas isso não garante a recuperação dos bens furtados e que precisa de ações preventivas para garantir a segurança desse patrimônio.

O representante da Sejucel pediu apoio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), da Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos (Seosp) e da Superintendência Estadual de Patrimônio e Regularização Fundiária (Sepat) para que possam fazer as remoções e armazenar em local seguro.

(Diariodaamazonia)


 Comentários
Noticias da Semana
Dicas para te ajudar
TV Tudo Aqui