PATRIMÔNIO HISTÓRICO - Omissão do governo gerou responsabilização por roubos de peças da Estrada de Ferro Madeira Mamoré
Denúncias foram feitas pela Associação dos Ferroviários da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré diante dos constantes furtos de peças tombadas
Em audiência realizada sobre denúncias de furtos de bens da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM), gerou responsabilidade ao governo estadual para que retire as peças do local e guardar em um espaço seguro.
Juntamente com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel) terá que atualizar, em até 25 dias, a listagem das peças a serem removidas. Uma nova audiência ocorrerá no próximo dia 6 de setembro.
As denúncias foram feitas pela Associação dos Ferroviários da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (Asfemm) diante dos constantes furtos de peças tombadas pelo patrimônio histórico como bem do Estado de Rondônia.
Segundo o presidente da Asfemm, George Telles, houve descaso do governo estadual que não garantiu a segurança dos bens mesmo diante de vários comunicados sobre os furtos recorrentes no percurso do Complexo Ferroviário (no Centro) até a antiga Vila de Santo Antônio.
A Procuradoria da República destacou na audiência que, diante de diversas denúncias recebidas foram abertos inquéritos policiais, mas isso não garante a recuperação dos bens furtados e que precisa de ações preventivas para garantir a segurança desse patrimônio.
O representante da Sejucel pediu apoio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), da Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos (Seosp) e da Superintendência Estadual de Patrimônio e Regularização Fundiária (Sepat) para que possam fazer as remoções e armazenar em local seguro.
(Diariodaamazonia)
Noticias da Semana
* AVANÇA A NARRATIVA DE ESQUERDA - PEC do fim da escala 6 X 1 alcança assinaturas necessárias
* GUERRA AOS 'GATOS' - Grande operação combate ligações clandestinas de energia e água na capital
* SOCORRO VICIANTE LIBERADO - Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 2
* TÁ RUIM E PIORANDO MAIS - Mercado financeiro eleva previsão da inflação de 4,62% para 4,64%
* SÓ PETISCA QUEM ARRISCA - Mega-sena não tem ganhadores e prêmio vai para R$ 14,5 milhões
* ÁGUAS DÃO FIM À SECA-BRAVA - Rio Machado já se aproxima dos oito metros nesta semana
* JOGOS DE HOJE (18/11/24) - Onde assistir futebol ao vivo e horários das partidas
* COMIDA NA BOCA DE 500 MILHÕES - G20 começa com desafios da taxação de super-ricos e combate à fome
* ATOS DE PREVENÇÃO - Energisa orienta trabalhadores rurais sobre segurança com a rede elétrica
* MINHA SORTE HOJE - Confira a previsão de hoje (18/11) para seu signo