VIDA COM SAÚDE - Abacate e outras frutas que você deveria comer até o caroço (ou a semente)
|
Seja no café da manhã (quem aí é #TeamMamão?), seja na sobremesa após a refeição, as frutas são um alimento versátil, muito rico em nutrientes importantes para a saúde. E, em vários casos, é natural descartarmos suas sementes ou caroços. Talvez seja hora de você rever esse conceito.
Sim, eu sei, o caroço de um abacate ou as sementes de um mamão não parecem nada apetitosas, mas estudos já demonstram que as partes não convencionais dos alimentos (cascas, sementes, talos), em alguns casos, costumam apresentar teores mais elevados de nutrientes como fibras, vitaminas e minerais, quando comparadas às partes comestíveis, como a polpa. Além disso, aproveitar essas partes pode trazer novos atributos sensoriais às receitas, tornando os pratos mais coloridos e com texturas diferentes.
A semente do mamão, por exemplo, possui boas quantidades de fibras, lipídios e proteínas, além de apresentar propriedades antioxidantes. Já a semente da uva possui flavonoides e ácidos graxos benéficos ao organismo.
Até mesmo o caroço do abacate pode ser benéfico, já que é rico em minerais como ferro, zinco e potássio. Porém, como é difícil de ser consumido, o recomendado é desidratá-lo para preparar uma farinha e usá-la em sucos, bolos, biscoitos etc.
Mas, atenção: algumas sementes não devem ser consumidas de forma livre, por oferecem risco ao organismo. É o caso das sementes da pera, maçã e pêssego, que são ricas em amigdalina. O composto é uma defesa natural da fruta e, ao ser digerido, libera cianeto, substância tóxica. Portanto, o consumo em excesso pode ser prejudicial à saúde.
(vivabem.uol)
Noticias da Semana
* AVANÇA A NARRATIVA DE ESQUERDA - PEC do fim da escala 6 X 1 alcança assinaturas necessárias
* GUERRA AOS 'GATOS' - Grande operação combate ligações clandestinas de energia e água na capital
* SOCORRO VICIANTE LIBERADO - Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 2
* TÁ RUIM E PIORANDO MAIS - Mercado financeiro eleva previsão da inflação de 4,62% para 4,64%
* SÓ PETISCA QUEM ARRISCA - Mega-sena não tem ganhadores e prêmio vai para R$ 14,5 milhões
* ÁGUAS DÃO FIM À SECA-BRAVA - Rio Machado já se aproxima dos oito metros nesta semana
* JOGOS DE HOJE (18/11/24) - Onde assistir futebol ao vivo e horários das partidas
* COMIDA NA BOCA DE 500 MILHÕES - G20 começa com desafios da taxação de super-ricos e combate à fome
* ATOS DE PREVENÇÃO - Energisa orienta trabalhadores rurais sobre segurança com a rede elétrica
* MINHA SORTE HOJE - Confira a previsão de hoje (18/11) para seu signo