TEMPOS DIFÍCEIS - Com prejuízo de 200 milhões e fracassos históricos, Globo promove demissão em massa e extingue alta cúpula
Nova formação da diretoria da emissora começará a valer a partir de fevereiro do ano que vem
Desde 2019 adotando uma profunda reformulação nos moldes de negócios e até de operacionais, a Globo fez uma mudança drástica nesta quinta-feira (18). Sob a iminente troca de presidência com Paulo Marinho, a emissora vai remanejar sua diretoria.
Segundo o colunista Maurício Stycer, do UOL, os executivos Erick Bretas e Amauri Soares serão remanejados, além disso um comunicado do Grupo Globo oficializou a extinção da chamada “alta cúpula”.
A diretoria de canais da Globo, ocupada por Paulo Marinho desde 2020, concentrando todos os canais lineares e afiliadas, deixará de existir. Bretas, atual diretor de produtos e serviços digitais, área responsável pela gestão do Globoplay, passará a liderar também os canais por assinatura.
Já Amauri Soares, hoje um dos chefões da TV Globo, também vai acumular o comando das afiliadas do grupo.
Enquanto isso, Pedro Garcia, atual diretor de aquisição e governança de direitos, vai ocupar a área de ciclo de vida de conteúdos, que basicamente cuida das estratégias do programas da rede.
Segundo a Globo, a “evolução do modelo organizacional” já estava prevista e passa a valer a partir de fevereiro do ano que vem, com o objetivo de “respalda a jornada de transformação digital da Globo, reforçando o valor da TV aberta e a consolidação da estratégia de relacionamento direto com o consumidor”, como diz o documento enviado à imprensa.
PREJUÍZO MILIONÁRIO E FRACASSOS RECENTES PROVAM A NECESSIDADE DE MUDANÇAS
A troca de cadeiras na chefia na Globo nada mais é do que uma resposta da direção da platinada aos maus resultados recentes do grupo.
Segundo dados obtidos pelo site Notícias da TV, a Globo divulgou ao mercado um documento com seus dados financeiros referentes aos primeiros seis meses de 2021 e o aumento das despesas chamou a atenção.
Segundo o relatório, a Globo fechou o primeiro semestre com prejuízo de R$114 milhões, muito por conta das gravações de produções inéditas, como novelas e novos formatos de programas e também por conta dos direitos esportivos.
Como os dados apontam, o setor esportivo da Globo é um dos que mais preocupam os executivos da Vênus Platinada. Segundo o próprio NTV a última leva dos campeonatos estaduais representou um déficit de 200 milhões reais.
DEMISSÃO EM MASSA POR VIR
Segundo Gabriel de Oliveira do site TV Pop, a cúpula da emissora carioca já definiu um plano de demissão em massa, afetando todo o departamento operacional do Grupo Globo, inclusive na TV Aberta.
Para se ter uma ideia, na última quinta-feira (12), 100 funcionários que atuaram com a futura novela “Quanto Mais Vida, Melhor!”, foram desligados de forma inesperada.
O processo que já é visto como irreversível nos bastidores, tem como objetivo principal cortar gastos operacionais e já foi aprovado por todas as esferas executivas.
O portal ainda informa que a o corte drástico deve afetar milhares de funcionários e será colocado em prática até o início de 2022.
A partir daí, a emissora vai contratar empresas terceirizadas para cuidar parte técnica do canal, que antes era conhecida pelo “Padrão Globo de Qualidade”, implementado na gestão de Boni, ainda quando o pai de Boninho era diretor de programação do canal.
(otvfoco)
Noticias da Semana
* LÍNGUA DE FOGO – Quem é o fiscal do povo? Em meio a tantos, ninguém é
* DISSIMULADO PROTETOR DE BANDIDOS - Fachin quer manter restrições a operações policiais no Rio
* HORA DE MOSTRAR SERVIÇO - Neymar tenta encerrar jejum de 490 dias em reestreia
* NINHO DE TERRORISTAS E COMUNISTAS - Milei segue Trump e anuncia saída da Argentina da OMS
* SOB DIREÇÃO MÉDICA - Dr. Luís do Hospital assume presidência da Comissão de Saúde na ALE-RO
* O ASTRO DO GALO - Hulk decide mais uma vez e Atlético vence o Athletic
* MINISTRO MENTIROSO DESMASCARADO - Fala de Barroso sobre custo do Judiciário recebe correção no X