SETOR TURÍSTICO - Mil Dias de Gestão: Setur destaca principais ações que impulsionaram turismo de Rondônia para o Brasil | Notícias Tudo Aqui!

SETOR TURÍSTICO - Mil Dias de Gestão: Setur destaca principais ações que impulsionaram turismo de Rondônia para o Brasil

Compartilhe:

Nesses mil dias, a Setur desenvolveu uma série de ações que possibilitaram o avanço do turismo em Rondônia

 

Em mil dias da gestão Estadual, o Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Turismo (Setur), promoveu o desenvolvimento econômico integrando políticas públicas inovadoras no comércio, serviços e turismo, o que tem alcançado grandes avanços, nestes setores.

De 2019 a 2021, a Setur realizou várias ações que impulsionaram o setor turístico de Rondônia para o Brasil. Para a gestora de Promoção e Eventos Turísticos, Gisele Louise, “é um dever da Setur trabalhar toda a situação turística. Temos grandes resultados e estamos gerando fluxo com os projetos e programas. Tudo isso dentro do eixo de turismo, que atende cada envolvido na área”, destaca.

Para o superintendente da Setur, Gilvan Pereira, “o Poder Executivo e todos os municípios podem e devem atuar no desenvolvimento e em benefício do setor. Temos agora a Lei Estadual que apoia o incentivo ao turismo como atividade econômica reconhecendo que esse setor, de fato, desenvolve socialmente e culturalmente o Estado de Rondônia”.

Setur debate estratégias para fomentar o turismo nas comunidades indígenas

Nesses mil dias da gestão Marcos Rocha, a Setur desenvolveu uma série de ações que possibilitaram o avanço do turismo em Rondônia.

VIAJA MAIS SERVIDOR

O programa “Viaja Mais Servidor” tem a finalidade de impulsionar o turismo receptivo (interno) para que a população conheça o potencial turístico do Estado em que vive. O projeto faz parte do Plano de Retomada ao Turismo pós-pandemia e fornece diversos benefícios como a valorização dos servidores, a movimentação da economia estadual, o crescimento do trade turístico, por meio de descontos em bares, hotéis, agências de viagens, restaurantes, agências de transportes, que pode garantir o fluxo de turistas e a taxa de ocupação de hotéis e pousadas.

Para começar essa grande demanda, foi iniciado abrindo as portas ao funcionalismo público estadual, que é de aproximadamente 55 mil servidores. Pela plataforma Rondônia Tem Tudo, o servidor é informado sobre as empresas parceiras e os descontos oferecidos.

ETNOTURISMO

Locais, gatronomia típica, história e cultura. O turismo como um todo diz muito sobre uma região. As raízes históricas, muitas vezes esquecidas, podem ser resgatadas. Com o objetivo de desenvolver um planejamento estratégico para o fluxo turístico nas comunidades indígenas e destacar a identidade de Rondônia, a Setur tem visitado aldeias em Cacoal para aproximar e gerar investimentos no etnoturismo.

Influenciadores digitais percorrem vários pontos turísticos selecionados pela Setur

A receptividade turística já acontece como uma iniciativa da própria comunidade Paiter Surui em parceria com a Associação de Defesa Etnoambiental (Kanindé), e a Associação Metareilá do Povo Indígena Paiter Suruí.

FAMTOUR

O “Famtour” é um projeto do Ministério do Turismo (MTur) e adotado pelo Estado para apresentar os atrativos de Rondônia por meio da integração de influenciadores digitais, que reforçam a divulgação dos pontos turísticos. A primeira edição aconteceu em 2020 e teve grande destaque entre a classe empresarial do segmento, como agências de viagem, restaurantes e hotéis.

O roteiro passou por Nova União, Ouro Preto do Oeste e Cacoal. Além disso, os participantes também tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais da gastronomia da região e desfrutar das belezas naturais.

A 2ª edição, Polo Madeira-Mamoré, aconteceu em julho de 2021. O roteiro foi em Candeias do Jamari e Porto Velho. Já a 3ª edição, entre os dias 30 de agosto a 3 de setembro, aconteceu na região do Vale do Jamari, envolvendo Ariquemes, Machadinho d’Oeste e Campo Novo. Todas trouxeram ao Estado, resultados expressivos para o turismo.

LEI ESTADUAL DE TURISMO

Aprovado pelo Poder Legislativo no dia 17 de agosto, a Lei n° 5.093 que institui a política estadual de turismo em Rondônia, contém todas as ações e diretrizes para impulsionar o setor turístico a curto, médio e longo prazos. A norma foi sancionada pelo Governo de Rondônia no dia 24 de agosto de 2021.

A lei, tem como objetivo definir áreas estratégicas, programas e ações, com vistas a orientar o Estado para a implementação da Política Estadual de Turismo e ao desenvolvimento do turismo.

RECUPERAÇÃO DO TURISMO

No dia 2 de julho de 2021, Rondônia incentivo do Governo Federal, por meio do Ministro do Turismo (MTur), com o repasse de R$ 1,2 bilhão, quando o ministro do MTur, Gilson Machado Neto esteve no Estado.

Rondônia recebeu incentivo do MTur para apoiar recuperação do turismo

O montante foi repassado durante a abertura do I Wokshop “Supera Turismo”, pela Caixa Econômica Federal (CEF). O dinheiro é destinado à concessão de empréstimos por meio do Fundo Geral de Turismo (Fungetur), que é uma linha de crédito de capital de giro, destinada às empresas do setor. O MTur transferiu os valores com vista a apoiar a recuperação do turismo na região, comprometido pela pandemia do coronavírus.

O workshop Supera Turismo reuniu empresários do setor em uma rodada de negócios para apresentação das linhas de crédito disponibilizadas pelo Fungetur e do Programa de Apoio às Micros e Pequenas Empresas e Empreendedores de Pequenos Negócios do Estado de Rondônia (Proampe), visando o fortalecimento econômico e turístico do Estado.

Participaram do evento profissionais especializados, traçando estratégias para chegar ao novo empreendedorismo do turismo. A equipe técnica do Ministério do Turismo compartilhou experiências acerca de investimentos e apoio do Governo Federal a projetos de turismo em Rondônia e nos estados da região Norte.

RONDÔNIA TEM TUDO

Uma página publicitária com cara de aplicativo e que mostra os atrativos turísticos do Estado, é assim o “Rondônia Tem Tudo”, onde as atividades são direcionadas para as redes sociais da Setur. Livros, Gráficos e e-books dos atrativos turísticos, são alguns dos conteúdos disponíveis na página.

CAPACITAÇÃO E EDUCAÇÃO TURÍSTICA 

Projetos como “Redação de Turismo” e “Turismo Educativo”, foram algumas das ferramentas onde a Superintendência desenvolveu programas com os alunos da Rede Estadual. A Setur ainda investiu na capacitação de agentes de turismo em várias localidades do Estado para atuarem com guias turísticos. 

Secom


 Comentários
Noticias da Semana
Dicas para te ajudar
TV Tudo Aqui