TURISMO CULTURAL - Conheça o Festival Cultural de Nazaré, celebração tradicional do Baixo Madeira, em Porto Velho | Notícias Tudo Aqui!

TURISMO CULTURAL - Conheça o Festival Cultural de Nazaré, celebração tradicional do Baixo Madeira, em Porto Velho

Compartilhe:

Festejo acontece entre os dias 28 e 29 de julho. Organização do evento estima que cerca de 4 mil pessoas participem do festival.

 

O Festival Cultural de Nazaré é uma celebração tradicional que acontece há 50 anos em Nazaré, distrito de Porto Velho, localizado na região do Baixo Madeira.

O evento se tornou Patrimônio Cultural e Imaterial do estado de Rondônia e tem como objetivo transmitir a alegria e a simplicidade dos povos que vivem à beira do rio.

Em 2023, o festejo está previsto para acontecer entre os dias 28 e 29 de julho. A celebração cultural gratuita reúne dança, culinária e as vivências ribeirinhas da região do Baixo Madeira.

A dança do seringandô, a quadrilha tradicional, o carimbó e o boi curumim são algumas das apresentações tradicionais do festejo. Este ano, a organização estima que que cerca de 4 mil pessoas participem da celebração.

Entre as atrações principais está o 'Grupo Minhas Raízes'. Composto por uma família natural do Distrito, o grupo surgiu há 18 anos em um projeto cultural que realizava a inserção musical em escolas da comunidade.

O projeto musical iniciou com o propósito de promover o acesso à cultura e lazer. Atualmente, o grupo continua desenvolvendo ações culturais por meio do Instituto Minhas Raízes, que se dedica à preservação das tradições ribeirinhas.

“O festival é importante para conhecermos e vivenciarmos a nossa cultura local, a nossa cultura amazônica, pois essa valorização das nossas raízes nos ajuda a compreender na prática o quão rica é a nossa cultura e o tanto que isso é importante para o nosso país, para nossa sociedade enquanto cidadãos. Por um mundo mais humano e feliz”, avaliou Teimar Martins, coordenador do Festival e gestor do Grupo Minhas Raízes.

Como participar do Festejo?

O Festival é gratuito e aberto para todos os públicos. A organização do evento é realizada pela Onda Agency e pelo Instituto Minhas Raízes. A celebração conta ainda com a ajuda de Instituições Públicas e da comunidade do Distrito.

A organização disponibiliza pacotes de viagem limitados, que incluem passagens de ida e volta de barco, hospedagem, alimentação e passeios ecológicos. Para mais informações: (69) 99971-0510.

Distrito de Nazaré

 

A comunidade ribeirinha fica localizada a 120 km de Porto Velho e tem o rio Madeira como único acesso.

A viagem até o distrito leva em média seis horas de barco, podendo ser reduzida para três horas viajando de ‘voadeira’, uma canoa motorizada. A volta é mais demorada, podendo durar até 10 horas a viagem de barco, na voadeira o tempo reduz para quatro horas e meia.

Paisagens incríveis podem ser observadas, como a floresta e as águas do rio que contornam a região do Baixo Madeira. Casas de madeira, coloridas e simples, são cartões postais da cultura ribeirinha.

Dentro da comunidade não existem carros, por ser uma região pequena e de difícil acesso, as pessoas se locomovem a pé dentro do distrito.

(G1)


 Comentários
Noticias da Semana
Dicas para te ajudar
TV Tudo Aqui