NOTORIEDADE E ASCENSÃO - Obras de arquiteto vilhenense são vendidas no Brasil e no exterior, e podem chegar a Paris ainda este ano
O arquiteto-artista está dando início a uma nova coleção, motivado pelo reconhecimento do seu talento
João Spagnollo, 57 anos, natural de Curitiba, Paraná, vive em Vilhena desde 1976, de onde saiu para se formar em Arquitetura e Urbanismo em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, e voltou para dar vida à sua "imaginação fértil", transformando obras arquitetônicas em arte.
Falando em arte, é nela que João mais se identifica. Na efervescência do mundo artístico, há aqueles que se destacam não somente pela técnica apurada, mas pela essência de suas almas multifacetadas, que esculpem suas obras com o sopro divino da criatividade. É o caso do arquiteto vilhenense. Um homem que, em suas raízes, abraçou a arquitetura, mas cuja genialidade extrapola os limites da profissão.
Ainda que sua expertise na Arquitetura e no Urbanismo já o façam ser reconhecido como um grande profissional, suas “vocações extras” se revelam através da pintura e da escrita. Dois talentos que o distinguem e o elevam como homem e artista.
Na escrita, João concebe textos filosóficos, misturando poesia e crítica com tamanho bom gosto e leveza, que prende a atenção dos leitores. Seus pensamentos sobre a vida, a morte, espaço, tempo e a concepção do homem enquanto ser pensante, garantem luz a qualquer proposta de entendimento desses conceitos.
Autor de obras literárias que tocam a alma, suas poesias e pensamentos são uma verdadeira celebração da vida e sua perspicácia crítica o coloca em um patamar superior ao de muitos literatos. Textos que mostram sua capacidade de enxergar através das camadas superficiais da realidade e encontrar a essência das “coisas e das pessoas”.
Seu talento com as letras só é superado ou equiparado nas telas. Com tinta e pincel na mão, João é capaz de emoldurar as nuances do seu mundo interior.
Muito envolvido com a arquitetura nos últimos anos, Spagollo deixou as telas relegadas a segundo plano. Por obra do destino – que não perdoa o abandono de um talento tão especial – se viu acuado para atender aos pedidos que surgiram. Sua arte já transcendeu fronteiras. Recentemente, vendeu toda a sua coleção para admiradores do seu trabalho no Estado de Minas Gerais e há poucos dias, algumas de suas principais telas foram para a Califórnia, EUA. Há, atualmente, uma proposta de envio do seu trabalho para Paris, ainda esse ano.
O arquiteto-artista está dando início a uma nova coleção, motivado pelo reconhecimento do seu talento, e, diante desta nova perspectiva, Spagnollo, que no início do novo milênio já fazia exposições em Campo Grande, pretende retomar sua arte e pensa até em apresentá-la no cenário nacional e, por que não, internacional.
CLIQUE ABAIXO e assista vídeo que mostra as gravuras produzidas pelo pioneiro vilhenense.
Fonte: Fotos: Arquivo pessoal/Spagnollo
Autor: Texto: Paulo Mendes
Noticias da Semana
* AVANÇA A NARRATIVA DE ESQUERDA - PEC do fim da escala 6 X 1 alcança assinaturas necessárias
* GUERRA AOS 'GATOS' - Grande operação combate ligações clandestinas de energia e água na capital
* SOCORRO VICIANTE LIBERADO - Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 2
* TÁ RUIM E PIORANDO MAIS - Mercado financeiro eleva previsão da inflação de 4,62% para 4,64%
* SÓ PETISCA QUEM ARRISCA - Mega-sena não tem ganhadores e prêmio vai para R$ 14,5 milhões
* ÁGUAS DÃO FIM À SECA-BRAVA - Rio Machado já se aproxima dos oito metros nesta semana
* JOGOS DE HOJE (18/11/24) - Onde assistir futebol ao vivo e horários das partidas
* COMIDA NA BOCA DE 500 MILHÕES - G20 começa com desafios da taxação de super-ricos e combate à fome
* ATOS DE PREVENÇÃO - Energisa orienta trabalhadores rurais sobre segurança com a rede elétrica
* MINHA SORTE HOJE - Confira a previsão de hoje (18/11) para seu signo