EVENTO GRATUITO NA EXPOVEL - Você sabe o que é Queima de Alho? Descubra o que acontece nesta tradição 'boiadeira' | Notícias Tudo Aqui!

EVENTO GRATUITO NA EXPOVEL - Você sabe o que é Queima de Alho? Descubra o que acontece nesta tradição 'boiadeira'

Compartilhe:

Na Expovel 2023, vai acontecer a festividade no próximo domingo (20). Evento é gratuito.

 

Tradição e Cultura. É assim que a Queima do Alho pode ser explicada. A tradição que celebra a comida clássica dos peões de boiadeiros também é uma cultura forte no estado de Rondônia. Neste domingo (20), na Expovel 2023 a festividade acontece após a cavalgada, no Parque da Cidade.

Mas, afinal, você sabe o que é queima de alho? O Portal SGC conversou com o Alexandre Potência, organizador da cavalgada e da queima do alho na Expovel.

"Ela é a comida feita no tacho, ela é aquela comida feita com o feijão gordo, ela é acompanhada de um arroz carreteiro, né? Por exemplo, um tacho daquele cabo em média dez quilos", contou. De acordo com ele, mais de 500 quilos serão feitos no evento para atender toda a população. "Alguns escolhem o carreteiro, feijão gordo, alguns escolhem outros pratos tradicionais nossos também, alguns costela no chão...", explicou sobre a variedade da tradição.

A tradição envolve muita comida gostosa e homenageia a história das comitivas.

Segundo o Alexandre, a queima do alho surgiu quando as pessoas "iam cuidar da boiada no estradão e ali iam tocar a boiada".

"Então, vinha uma quantidade de duzentos, trezentos bois... Tinha trinta, quarenta peões pra tomar conta daqueles bois, porque muitas estradas não tinham cerco. Então os bois podiam acabar se desvirtuando", contou.

Ele conta que depois de horas de viagem, a solução que os boiadeiros encontravam era montar acampamento e fazer essas comidas. "Com calabresa, com diversos ingredientes tradicionais ali, carne seca e aí fazer sua comida [...] no estradão tocando a boiada e aquele encontro dos vaqueiros ali pra fazer aquela alimentação se chama uma queima do alho", revelou sobre o início da tradição.

Caminho

Aos que tem interesse em toda a programação do dia, o concentração da cavalgada está marcada para o Espaço Alternativo, às 9h.

"Sai de lado do Espaço Alternativo, a saída é às dez horas da manhã em ponto sentido ali ao Hospital de Base, na Jorge Teixeira [...] A cavalgada é um trio elétrico que vai tá puxando, logo após vem os animais, pessoal a cavalo, depois vem carro de apoio, logo após vem veículos, outro carro de apoio, após vem motos e após as motos, aí sim vem outro carro de apoio e vem a ambulância pra dar todo o suporte da cavalgada", disse Alexandre.

Ao chegar no Parque dos Tanques, por volta das 12h, inicia a Queima do Alho.

"Ali nós vamos ter o espaço com o embarcador para o pessoal chegar com os animais, embarcar os seus animais, levarem para os seus destinos e aí sim adentrarem dentro do parque", explicou. Segundo ele, não é permitida a entrada com animais, bebidas, armas e objetos cortantes. A entrada no local é gratuita.

Segundo o organizador, 16 tendas de comitivas estarão disponibilizadas no local. Cada uma dessas comitivas, estará promovendo um espaço privado com open bar e open food. Sendo assim, cada uma irá organizar e vender seus convites.

Mas, além disso, Kiko Serafim fará uma queima do alho para toda a população com preço de até 25 reais, segundo Alexandre. "Ele é tradicional também em realizar a queima do alho pra grande porte", contou.

Veja as comitivas confirmadas

De acordo com Alexandre, 16 comitivas estarão no evento. Entre elas:

  • Hoje Pau Tora;

  • A vaca foi pro Brejo;

  • É nóis que tá;

  • Sem freio;

  • Brutaiada sertaneja;

  • É nóis;

  • Texanos;

  • Amigos do Paraguai;

  • Os Andarilhos;

  • Só capim, só canela;

  • Gerência;

  • Aos trancos e barrancos;

  • Jeitão caipira;

  • Forasteiros.

 

(Loide Gonçalves/Portal SGC)


 Comentários
Noticias da Semana
Dicas para te ajudar
TV Tudo Aqui