CARREIRA BORRADA - Material de empresa de Cariani fabricaria 19 toneladas de drogas
A Polícia Federal (PF) deu início à Operação Hinsberg, na última terça-feira (12), para investigar o desvio de produtos químicos para a produção de drogas. A ação deflagrada tem a colaboração do Grupo de Atuação de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público de São Paulo (MP-SP) e da Receita Federal. O alvo seria a empresa Anidrol, que tem como sócio o influenciador digital do mundo fitness Renato Cariani.
Nesse sentido, de acordo com a corporação, a indústria química que tem Cariani entre seus sócios, foi responsável pelo desvio de fenacetina, acetona, éter etílico, ácido clorídrico, manitol e acetato de etila para a produção de drogas. Segundo as investigações da PF, a quantidade apartada seria suficiente para a fabricação de aproximadamente 19 toneladas de crack e cocaína.
Material desviado supera quantida de droga apreendida em operação deste ano
A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) divulgou que a primeira fase da Operação Escudo na Baixada Santista, que durou 40 dias e foi encerrada em 5 de setembro deste ano, prendeu 958 pessoas e apreendeu 1 tonelada de drogas, 1.800% a menos do que seria possível produzir com os produtos que teriam sido desviados pela empresa de Cariani, segundo a PF.
Durante a operação, a Polícia Militar do Estado de São Paulo cometeu uma chacina no Guarujá, cidade do litoral paulista, que terminou com 28 mortos. Os assassinatos começaram após a morte de um soldado das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (ROTA) no dia 27 de julho deste ano.
Indústria de Cariani teria emitido notas fiscais fraudulentas
De acordo com as investigações da PF durante a Operação Hinsberg, a Anidrol emitia notas fiscais fraudulentas em nome de empresas licenciadas para a venda de produtos químicos no país, 60 dessas transações foram identificadas em um ano de investigação.
Renato Cariani é empresário e carrega 7,4 milhões de seguidores em suas redes sociais. Ele ficou conhecido após entrevistar ao vivo o então candidato à presidência da República, Jair Bolsonaro (PL), em agosto de 2022, dentro de sua academia em São Paulo.
(canalcienciascriminais)
Noticias da Semana
* AVANÇA A NARRATIVA DE ESQUERDA - PEC do fim da escala 6 X 1 alcança assinaturas necessárias
* GUERRA AOS 'GATOS' - Grande operação combate ligações clandestinas de energia e água na capital
* SOCORRO VICIANTE LIBERADO - Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 2
* TÁ RUIM E PIORANDO MAIS - Mercado financeiro eleva previsão da inflação de 4,62% para 4,64%
* SÓ PETISCA QUEM ARRISCA - Mega-sena não tem ganhadores e prêmio vai para R$ 14,5 milhões
* ÁGUAS DÃO FIM À SECA-BRAVA - Rio Machado já se aproxima dos oito metros nesta semana
* JOGOS DE HOJE (18/11/24) - Onde assistir futebol ao vivo e horários das partidas
* COMIDA NA BOCA DE 500 MILHÕES - G20 começa com desafios da taxação de super-ricos e combate à fome
* ATOS DE PREVENÇÃO - Energisa orienta trabalhadores rurais sobre segurança com a rede elétrica
* MINHA SORTE HOJE - Confira a previsão de hoje (18/11) para seu signo