TRISTEZA - Céline Dion tem piora na saúde e perde controle dos músculos
Cantora sofre de condição neurológica rara chamada Síndrome da Pessoa Rígida.
Céline Dion perdeu o controle dos músculos, afirmou a irmã Claudette à imprensa, relatando uma piora no estado de saúde da artista.
No final do ano passado, a cantora de 55 anos recebeu o diagnóstico de uma doença rara, conhecida como Síndrome da Pessoa Rígida. A doença afeta o sistema nervoso, causando espasmos musculares e rigidez no corpo.
Até o momento, não há cura para a síndrome. Existem medicamentos que aliviam os sintomas, mas, quando a doença da cantora veio a público, os remédios já não faziam mais efeito.
Em entrevista publicada no site da revista canadense 7 Jours, Claudette Dion afirmou que sua irmã está arrasada com a progressão da doença. O tratamento continua, mas Claudette disse que alguns especialistas já desistiram de encontrar a causa para a doença da cantora.
Nesse cenário, a volta aos palcos deve demorar ainda mais para acontecer.
O que é a Síndrome da Pessoa Rígida
A Síndrome da Pessoa Rígida é uma doença neurológica rara, progressiva e sem cura, que atinge cerca de uma ou duas pessoas a cada um milhão. De modo geral, costuma afetar mais mulheres do que homens e começa a dar sinais entre os 20 e 50 anos.
No entanto, como é uma doença progressiva, tende a ser diagnosticada mais tarde, entre os 50 e 60 anos. Celine Dion, por exemplo, recebeu o diagnóstico aos 54 anos.
Uma vez que atinge o sistema nervoso, apresenta como principais sintomas espasmos e rigidez muscular forte. Como é uma condição progressiva, com o tempo pode atingir músculos do tronco e do abdômen, o que faz com que as pessoas desenvolvam posturas curvadas.
A doença também pode atingir músculos respiratórios – o que, no caso de Dion, prejudica a habilidade de cantar. Além disso, indivíduos com a Síndrome da Pessoa Rígida podem ter sensibilidade à dor aumentada.
Embora ainda não se saiba a causa exata, a condição pode ter origem autoimune. Isso acontece quando o portador produz anticorpos que atacam células nervosas da medula espinhal, responsáveis por controlar os músculos.
Em geral, a Síndrome da Pessoa Rígida também está frequentemente associada a câncer de mama, câncer pulmonar, renal, de tireoide ou do cólon, além do linfoma de Hodgkin e da diabetes tipo 1.
Para tratar a doença, é preciso analisar caso a caso. São opções alguns tipos de medicamentos para aliviar a rigidez muscular e até terapias que envolvem a filtragem do plasma sanguíneo.
Segundo especialistas, é possível viver com qualidade fazendo o tratamento. Quando anunciou seu diagnóstico, Celine Dion disse estar acompanhada de uma boa equipe de saúde.
(gizmodo)
Noticias da Semana
* AVANÇA A NARRATIVA DE ESQUERDA - PEC do fim da escala 6 X 1 alcança assinaturas necessárias
* GUERRA AOS 'GATOS' - Grande operação combate ligações clandestinas de energia e água na capital
* SOCORRO VICIANTE LIBERADO - Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 2
* TÁ RUIM E PIORANDO MAIS - Mercado financeiro eleva previsão da inflação de 4,62% para 4,64%
* SÓ PETISCA QUEM ARRISCA - Mega-sena não tem ganhadores e prêmio vai para R$ 14,5 milhões
* ÁGUAS DÃO FIM À SECA-BRAVA - Rio Machado já se aproxima dos oito metros nesta semana
* JOGOS DE HOJE (18/11/24) - Onde assistir futebol ao vivo e horários das partidas
* COMIDA NA BOCA DE 500 MILHÕES - G20 começa com desafios da taxação de super-ricos e combate à fome
* ATOS DE PREVENÇÃO - Energisa orienta trabalhadores rurais sobre segurança com a rede elétrica
* MINHA SORTE HOJE - Confira a previsão de hoje (18/11) para seu signo