OPERAÇÃO SATURAÇÃO - Polícia Civil prende integrante do alto escalão do PCC
Liderança do PCC chegou a ser alvo da Operação Saturação, deflagrada em novembro de 2022, e estava foragido desde então
![]() |
A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco/Decor), prendeu, neste sábado (29/7), um integrante da facção paulista Primeiro Comando da Capital (PCC), foragido da Justiça do Distrito Federal e do Piauí.
O investigado chegou a ser alvo da Operação Saturação, deflagrada em novembro de 2022, e estava foragido desde então. Os policiais realizaram diversas diligências para confirmar o paradeiro do indivíduo e o localizaram nesta manhã. A prisão ocorreu na cidade de Valparaíso (GO), no Entorno do Distrito Federal, onde o foragido estava residindo após retornar do Piauí.
Ele é considerado de alta periculosidade, responde a processos por organização criminosa e foi condenado por tráfico de drogas. Após a prisão, a polícia levou o integrante do PCC para a Carceragem da PCDF, onde permanecerá à disposição do Poder Judiciário.
A coluna apurou que o preso exercia as funções de “Disciplina das Quebradas” e “Geral do Cadastro” na facção. A primeira consiste em disciplinar os integrantes em liberdade, com delegação de poder e autonomia para cumprir as metas impostas pela cúpula reclusa, além de coordenar todas as ações criminosas de rua e disseminar a ideologia do PCC nas comunidades locais. Corresponde à “primeira instância” na tomada de decisões. Os “disciplinas” devem se reportar diretamente à “Sintonia Geral” da região.
Já a missão do “Geral do Cadastro” é fazer o controle dos faccionados depois dos batismos, ou seja, os novos integrantes da facção. Ele também centraliza as informações de cadastro dos integrantes do PCC no DF e Entorno.
Operação Saturação
A ação foi desencadeada para impedir a reestruturação de uma célula da facção na capital federal. À época, os investigadores cumpriram 21 mandados de prisão preventiva, bem como 24 de busca e apreensão.
Os investigados tinham envolvimento com diversos crimes, como homicídios, roubos, além de tráfico de drogas e armas, em diversas partes do DF.
(metropoles)
Noticias da Semana
* ESTRADA EM BURITIS - Deputado ajuda município com emenda de R$ 150 mil
* SABUJO DA DITADURA DA TOGA - Gonet decide arquivar denúncias contra Janja por viagens
* SEDUÇÃO PARA ENDIVIDAMENTO - Conheça as regras do novo tipo de crédito consignado lançado por Lula
* DIREITOS DAS MULHERES - Patrulha maria da penha do 3° BPM realiza palestra em Chupinguaia
* "GOVERNO ACABOU! TCHAU, E BENÇÃO!" - Silas Malafaia faz revelações e não poupa Lula e Moraes
* OS REIS DO TATAME - Ji-Paraná recebe o Campeonato Brasileiro de Judô e incendeia o Gerivaldão
* LADRÃO DO MARANHÃO - Presidente da Câmara de São Luiz é cassado por suposta compra de votos