DEIXOU DE SER BRINQUEDO - O Esporte que vem crescendo em Rondônia e que abriu inscrições para o Campeonato local
Em Porto Velho, por exemplo, cerca de 30 pessoas duelam entre si às terças, quintas e sábados
Prática genuinamente nacional, jogar peteca remete aos tempos anteriores ao descobrimento do Brasil quando indígenas praticavam tal modalidade como passatempo ou diversão. Apesar de ser algo “nacional”, muitos estados brasileiros, principalmente do Norte, não evidenciam o que hoje é considerado um esporte.
Em Rondônia, o cenário é diferente. Existem grupos que elevam essa cultura e ajudam a colocar o nome do Estado a nível nacional. Atualmente, RO chancela o sétimo lugar na colocação nacional.
“A peteca surgiu em 2004 em Rondônia quando a gente passou a assistir vídeos no Youtube. Seguimos os estilos dos mineiros que são os melhores na modalidade no país. A partir de 2016 marcamos presença nos campeonatos brasileiros. Fomos para Curitiba, Uberlândia, Juiz de Fora e Goiânia. Tudo custeado pelos próprios atletas”, comenta Cláudio Alves, presidente da Federação Rondoniense de Peteca.
Em Porto Velho, por exemplo, cerca de 30 pessoas duelam entre si às terças, quintas e sábados e treinam os lances com o objeto que tem uma base arredondada e macia, comumente de borracha, que há uma extensão estruturada com penas, cujo objetivo é dar equilíbrio ao brinquedo quando ele é arremessado ao ar.
Usando as mãos, os jogadores golpeiam a peteca de um lado para o outro da rede, evitando que ela toque o chão. Após o saque, o ponto precisa ser finalizado em 24 segundos; caso contrário, a vantagem é revertida. Nas regras oficiais, utiliza-se o sistema de vantagens para contar a pontuação.
Alves enfatiza que qualquer pessoa pode praticar o esporte, levando em consideração, é claro, a saúde do praticante. “Qualquer pessoa pode praticar a peteca, desde crianças até idosos. O que recomendamos é levar em consideração a saúde de cada um, as questões de limitações. Por isso, a gente recomenda sempre as pessoas procurarem um profissional da saúde para fazer uma avaliação e depois, se tudo tiver ok, vir para o nosso grupo jogar esse esporte maravilhoso”, ressalta.
Para alavancar ainda mais a modalidade, a Federação lançou as inscrições do Campeonato de Peteca - 1° Etapa – Porto Velho que vai acontecer entre os dias 21 a 23 de abril. O evento será realizado na quadra da Escola Padre Mário que fica localizada na Av. Campos Sales, 395, Bairro Areal, perto do posto Garimpeiro. As inscrições custam R$ 30,00 para não federados.
Segundo Cláudio Alves, após essa etapa, a Federação organiza mais duas, sendo em Cacoal (10/06 e 11/06) e novamente Porto Velho (14/10 e 15/10). O objetivo central do campeonato é preparar os atletas para o Campeonato Brasileiro de Peteca (PEC BRASIL) que divulgará em breve a cidade que vai sediar o evento.
(wanglezio braga/newsrondonia)
Noticias da Semana
* AVANÇA A NARRATIVA DE ESQUERDA - PEC do fim da escala 6 X 1 alcança assinaturas necessárias
* GUERRA AOS 'GATOS' - Grande operação combate ligações clandestinas de energia e água na capital
* SOCORRO VICIANTE LIBERADO - Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 2
* TÁ RUIM E PIORANDO MAIS - Mercado financeiro eleva previsão da inflação de 4,62% para 4,64%
* SÓ PETISCA QUEM ARRISCA - Mega-sena não tem ganhadores e prêmio vai para R$ 14,5 milhões
* ÁGUAS DÃO FIM À SECA-BRAVA - Rio Machado já se aproxima dos oito metros nesta semana
* JOGOS DE HOJE (18/11/24) - Onde assistir futebol ao vivo e horários das partidas
* COMIDA NA BOCA DE 500 MILHÕES - G20 começa com desafios da taxação de super-ricos e combate à fome
* ATOS DE PREVENÇÃO - Energisa orienta trabalhadores rurais sobre segurança com a rede elétrica
* MINHA SORTE HOJE - Confira a previsão de hoje (18/11) para seu signo