A DESTRUIÇÃO DA ARGENTINA - O país afunda e a inflação sobe 12,7% em setembro beirando 140% em 12 meses | Notícias Tudo Aqui!

A DESTRUIÇÃO DA ARGENTINA - O país afunda e a inflação sobe 12,7% em setembro beirando 140% em 12 meses

Compartilhe:

Pais vive piora de crise econômica na véspera de eleição presidencial, com disparada do dólar paralelo.

 

O índice de preços ao consumidor da Argentina teve crescimento de 12,7% em setembro, na comparação com agosto, informou nesta quinta-feira, 12, o Instituto Nacional de Estatística e Censos (Indec). O resultado representa uma aceleração, já que em agosto o índice ficou em 12,4%.

Na comparação somando os últimos 12 meses, o avanço foi de 138,3% em setembro. O resultado também mostra aceleração, depois de uma alta anual de 124,4% em agosto.

Há temores no mercado argentino de que a inflação de outubro seja ainda maior, por conta da disparada do dólar no mercado paralelo. A cotação chamada de blue superou 1.000 pesos por dólar nesta semana, pela primeira vez na história. Nesta quinta, 12, houve recuo e o dólar blue fechou o dia a 980 pesos.

A alta da moeda americana e da inflação ocorre em meio à campanha eleitoral para a escolha de um novo presidente. Javier Milei, candidato que lidera as pesquisas para as eleições presidenciais, defende dolarizar a economia e tem feito ataques contra o peso. Na segunda, 9, ele disse, em resposta a um questionamento sobre investimentos com a moeda nacional, "Jamais em pesos, o peso é uma moeda que não vale nem como esterco, esses lixos não valem nem como adubo", afirmou.

Na quarta, 11, o presidente Alberto Fernández entrou na Justiça contra Milei, por acusá-lo de intimidação pública, com base em suas declarações contra a moeda nacional. No processo, Fernández defende que as falas "constituem uma afronta severa ao sistema democrático que nos rege como país, redudando em uma gravidade institucional inusitada para a República". O caso será analisado pela Justiça Federal do país.

"A casta tem medo. A liberdade avança. Viva a liberdade, c******", escreveu Milei em uma rede social, após ser processado.

(exame)


 Comentários
Noticias da Semana
Dicas para te ajudar
TV Tudo Aqui