CULTURA LITERÁRIA INTERNACIONAL– Escritora representante de Rondônia em Viena Estará na Bienal de São Paulo | Notícias Tudo Aqui!

CULTURA LITERÁRIA INTERNACIONAL– Escritora representante de Rondônia em Viena Estará na Bienal de São Paulo

Compartilhe:

 

A brasileira que se destaca com o seu trabalho literário na Áustria, Vanesa Noronha Tolle, é convidada da Associação de Jornalistas e Escritoras de Rondônia (Ajeb/RO), sob a presidência da  escritora Izabel Cristina da Silva, para a realização de intercâmbio literário, promovendo a literatura  de Rondônia em Viena, com o lançamento das obras das escritoras rondonienses na Áustria, e ao mesmo tempo, vir apresentar suas criações literárias na  Bienal Internacional de São Paulo por meio do Espaço da Leia Mais.

Além de conhecer e trocar experiências com as escritoras Rondonienses, ela falará sobre suas obras e o seu trabalho representando a cultura do Brasil em Viena, há mais de 13 anos, a exemplo, do Festival Cultural do Brasil promovido na Áustria.

Para Izabel Cristina, que já foi convidada em eventos anteriores para lançar sua obra O Boto da Amazônia, durante o Festival Cultural do Brasil em Viena On Line, todo esforço é pequeno para trazer a escritora Vanessa Tolle ao Brasil e torna-la, se ela aceitar, ser representante da Ajeb-RO na Áustria.

Desta forma, Vanessa terá oportunidade de conhecer e divulgar as escritoras rondonienses que lançarão suas obras durante a Bienal Internacional de São Paulo.

E além de programação especial, a Vanesa Tolle será convidada a ser a Curadora Internacional para a Exposição Amazônia em Cores, da artista plástica, Ilustradora e amante da arte amazônica, Maria Regina Crema   e de Edna Klein, escritora e fotógrafa, que mostrará a Exposição:  Retratando Jaci-Paraná em Fotos e Poemas, promovendo a cidade distrital do Município de Porto Velho, que foi impactado pela construção da Usina Hidrelétrica de Jirau.

Distrito que, atualmente, vive momento de reconstrução, modernidade e estímulo ao Turismo   promovendo a cultura da pesca esportiva no Estado de Rondônia.

Trajetória pelo Brasil e pelo mundo 

Vanessa e Michael Tolle

Vanessa NoronhaTölle, pedagoga e escritora, nasceu em Aracaju/SE há 17 anos vivendo entre Brasil e Áustria, fundou a Sociedade Austro Brasileira de Educação e Cultura- PAPAGAIO que tem como objetivo principal a divulgação da Cultura do Brasil e da língua portuguesa no exterior. 

Formada em Pedagogia pela UNIT, migrou para Viena onde continuou exercendo a sua profissão com autorização do Ministério de Educação da Áustria criando com maestria o primeiro projeto de aulas de Português para crianças com o apoio da Embaixada do Brasil.

Para o orgulho sergipano, Vanessa foi a primeira professora do ensino fundamental menor de Língua Portuguesa na Escola Pública de Viena.

Nas aulas, percebeu a necessidade de levar a Cultura do Brasil não só para os brasileirinhos, mas para o público em geral e assim nasceu o Festival Cultural do Brasil em Viena que conta com a parceria do Weltmuseum Wien, museu de etnologia da Áustria e do Departamento de Culturas Internacionais da cidade de Viena.

Em 2022, dentro da programação da X edição do Festival Cultural do Brasil, em comemoração ao Bicentenário da Independência, criou em Aracaju, sua terra natal, a Casa de Cultura Brasil Áustria, que tem como finalidade fortalecer a bilateralidade histórica entre os dois países, através de atividades culturais.

Ao construir uma imagem positiva do Brasil no exterior Vanessa recebeu os reconhecimentos da Secretaria de Cultura do Estado de Sergipe, do Conselho Estadual de Cultura do Estado de Sergipe e do Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior.

Em 2018 foi uma das homenageadas com a Medalha Nelson Mandela a convite da Dra. Patrícia Pinheiro coordenadora da Instituição Africa 900.

Como curadora já levou exposições de artes para Salamanca, Guimarães, Salzburg, Gmünd e Graz.

Com o Festival Cultural do Brasil em Viena, Vanessa tem levado o nome do Brasil pelo Mundo. O Festival em 2014 foi premiado através do edital Ibram/Iphan onde recebeu o título de Ponto de Memória do Brasil na Áustria obtendo a certificação do IBRAM.

Fonte: edição de noticiastudoaqui.com


 Comentários
Dicas para te ajudar
TV Tudo Aqui