FORA DO LUGAR, É CRIME - Prefeitura institui o Dia do Pipeiro e regulamenta a prática de soltar pipas em Porto Velho | Notícias Tudo Aqui!

FORA DO LUGAR, É CRIME - Prefeitura institui o Dia do Pipeiro e regulamenta a prática de soltar pipas em Porto Velho

Compartilhe:

Data também passa a fazer parte do calendário oficial de eventos no município

 

 

Demonstrando o respeito e reconhecimento à prática esportiva, cultural e de lazer, o prefeito Hildon Chaves assinou o Decreto Nº 20.041, de 4 de junho de 2024, que institui o Dia do Pipeiro (pessoa que solta pipa) e regulamenta o esporte em Porto Velho.

“Fica declarado o reconhecimento da atividade de soltar pipas como prática esportiva no Município de Porto Velho”, diz o Artigo 1º. O artigo seguinte acrescenta que tal prática “poderá ser realizada em locais autorizados e devidamente regulamentados pelo Poder Executivo Municipal, como os pipódromos ou locais assemelhados”.

Conforme o decreto, o Dia do Pipeiro será comemorado anualmente em 17 de julho, data esta que também passa a fazer parte do calendário oficial de eventos no município. O documento também especifica como pipódromo o espaço físico restrito aos participantes, devidamente sinalizado e regulamentado pela Prefeitura, destinado à prática esportiva, artística, cultural e lazer de soltar pipas. O local também deve ser destinado à realização de encontros, festivais e competições com objetivo de promover e desenvolver a modalidade esportiva com consciência e segurança.

Além das ações já mencionadas, o decreto assinado trata sobre as linhas a serem utilizadas no momento de soltar pipas, sobre a comercialização desse produto e do cadastramento dos Pipeiros, que deve ser feito pelas associações, sindicatos de âmbito municipal, estadual ou federal, além das federações e confederações da classe.

Clique aqui e confira o decreto na íntegra.

Texto: Augusto Soares
Foto: Leandro Morais

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

 


 Comentários
Noticias da Semana
Dicas para te ajudar
TV Tudo Aqui