40º ARRAIAL FLOR DO MARACUJÁ - Entenda como as quadrilhas são avaliadas e o papel de cada personagem
Confira os 14 itens avaliados para os jurados e os critérios para aplicação das notas
|
As quadrilhas que participam do 40º Arraial Flor do Maracujá são avaliadas em 14 itens, sejam eles coletivos ou individuais. Para cada intem, os jurados devem indicar a nota de 8 a 10 pontos. Além disso, conforme o regulamento, os jurados devem justificar as notas dos quesitos avaliados e até o desconto de pontuações em decorrência de falta.
Ainda assim, os jurados devem indicar o grau da falta, que pode ser leve, média, grave e gravíssima. É considerado falta leve os erros cometidos pelo narrador, falhas na sincronia musical, e falta de ritmo, por exemplo. Já as faltas gravíssimas compreendem a falta de componentes mínimos, acessórios obrigatórios nas indumentárias, entre outros.
O regimento do Arraial Flor do Maracujá, estabelece a quantidade de pontos a serem retirados no caso de faltas, são eles:
Falta leve: 0,5
Falta média: 0,75
Falta graves: 1,0
Falta gravíssima: 1,5
Outro ponto é a diferença entre o grupo especial e o de acesso. Ao todo, 14 quadrilhas ficam no grupo especial e no grupo de acesso não há um limite. As quadrilhas que estão no grupo especial deste ano foram as que primeiro se classificaram na edição anterior. Além disso, a cada ano duas quadrilhas saem do grupo especial para o de acesso e sobem duas do grupo de acesso, conforme os critérios estabelecidos pelo regulamento do arraial em relação às notas.
Confira os critérios de avaliação das quadrilhas:
1. Originalidade e característica estruturais de uma quadrilha (coletivo)
Avaliação da origem e definição de uma quadrilha junina, nesse critério é avaliada a apresentação como grupo, desenvolvimento e continuidade dos passos de dança e marcações.
Entre as características estão, a apresentação clara e fundamentada do tema, explicação coesa e desenvolvida, passos de dança bem marcados, presença do marcador e dos integrantes em pares.
2. Animação e evolução do grupo (coletivo)
Avaliação da vivacidade, disposição e alegria constante dos brincantes, qualidade das danças marcadas pelo entusiasmo e continuidade. Entusiasmo nas evoluções do grupo e harmonia dos movimentos, participação ativa do grupo nas apresentações dos personagens, são levados em consideração para avaliação.
3. Coreografia e evolução dos passos (coletivo)
Neste quesito o jurado avalia a arte de compor o desenho coreográfico, a sequência de passos marcados, gestos e movimentos do bailado na dança, incluindo alguns passos tradicionais da quadrilha, bem como seu grau de dificuldade.
4. Organização da apresentação (coletivo)
É avaliado como o grupo se apresenta, incluindo a entrada, desenvolvimento e saída.
5. Criatividade (coletivo)
Avaliado do ato de criar, incluindo o enredo (tema), as histórias narradas e dançadas, as formações apresentadas pelo grupo, passos marcados, coreografia, adereços, alegorias e cenários.
6. Padre e sacristãos (coletivo)
Neste critério os jurados avaliam a representação da religião católica de acordo com tema apresentado, em que o padre e o sacristão continuam na festa após o casamento. Para garantir uma boa nota, o padre e o sacristão devem ter dança bem marcada, bênção, sátira, devoção, sincronia entre os dançantes, afinidade com todo o grupo.
7. Juiz e escrivão
Avaliação dos personagens que representam a autoridade da lei e o casamento civil, participando também da festa do casamento. É avaliado as características próprias que demonstram poder, autoridade e boa apresentação, harmonia e coreografia entre a dupla.
8. Guarda
Os jurados fazem a avaliação do personagem responsável pela segurança, sentinela e proteção da ordem.
9. Lampião, Maria Bonita e o seu cangaço
Os personagens históricos nordestinos devem representar a valentia e são escolhidos para serem padrinhos da noiva. Uma das características avaliadas são as indumentárias, que podem gerar falta gravíssima em caso de ausência dos acessórios obrigatórios.
Lampião: São acessórios da indumentária as características de acordo com tema: óculos, chapéu característico do sertão em couro, feltro ou similar, cartucheira em forma de X completa no corpo, sandália, gladiadora ou perneira de couro, ou similar, meias, espingarda, punhal, terçado, cabaça, cantil e lenço vermelho.
Maria Bonita: Indumentária características de acordo com tema: chapéu
característico do sertão em couro, feltro ou similar, cartucheira em forma de X completa no corpo, sandália, gladiadora de couro ou similar, meias, espingarda, punhal, cabaça, cantil e lenço vermelho.
Cangaço Masculino: chapéu característico do sertão em couro, feltro ou similar, cartucheira, sandália, gladiadora ou perneira de couro, ou similar, meias, espingarda e lenço vermelho.
Cangaço Feminino: chapéu característico do sertão em couro, feltro ou similar, ou arranjo, cartucheira, sandália, gladiadora, meias, espingarda e lenço vermelho.
10. Marcador
É o personagem responsável por comandar a apresentação. O personagem deve transmitir a segurança no comando, também interagir com a quadrilha e o público.
11. Caçador
O Caçador da Amazônia personifica o espírito destemido e habilidoso do caçador típico da região amazônica. Sua presença é marcada por movimentos que lembram os gestos lentos e calculados de alguém à espreita da presa, e sua dança incorpora ritmos pesados e fortes, evocando a energia dos caboclos em festas realizadas à beira dos rios.
12. Seringueiro
O Seringueiro da Amazônia personifica a figura icônica do trabalhador que colhe látex nas selvas tropicais da região. Seu jeito matuto, passos caipiras e caboclos adicionam uma dimensão autêntica à dança da quadrilha, tornando-a exibida e, ao mesmo tempo, encantadoramente engraçada.
13. Casal de Velho
O Casal de Velhos representa os pais da noiva na terceira idade. Eles trazem um toque de nostalgia e alegria à dança da quadrilha, destacando-se por seus movimentos lentos, brincadeiras e interação constante com o grupo, público, marcador e jurados.
14. Casal de Noivos
O Casal de Noivos é o coração e a motivação de toda a quadrilha. Eles representam o amor e a alegria do casamento, e toda a apresentação do grupo é uma representação festiva de seu grande dia. São os condutores da quadrilha, guiando-a com paixão e entusiasmo.
Arraial Flor do Maracujá
A 40ª edição do Arraial Flor do Maracujá, uma das festas juninas mais tradicionais de Porto Velho (RO) começou na última sexta-feira (21). O evento ocorre no Parque dos Tanques e se estenderá até 30 de junho, prometendo dez dias de muita cultura e alegria.
A programação inclui apresentações de 32 agremiações folclóricas, entre quadrilhas juninas e bois-bumbás, que terão início às 20h com a cerimônia de abertura. O SGC (Sistema Gurgacz de Comunicação) estará presente, cobrindo o evento em todas as suas plataformas digitais e mídias convencionais, como rádio e televisão, através da RedeTV! Rondônia e Rádio Transamérica.
SGC
Noticias da Semana
* AVANÇA A NARRATIVA DE ESQUERDA - PEC do fim da escala 6 X 1 alcança assinaturas necessárias
* GUERRA AOS 'GATOS' - Grande operação combate ligações clandestinas de energia e água na capital
* SOCORRO VICIANTE LIBERADO - Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 2
* TÁ RUIM E PIORANDO MAIS - Mercado financeiro eleva previsão da inflação de 4,62% para 4,64%
* SÓ PETISCA QUEM ARRISCA - Mega-sena não tem ganhadores e prêmio vai para R$ 14,5 milhões
* ÁGUAS DÃO FIM À SECA-BRAVA - Rio Machado já se aproxima dos oito metros nesta semana
* JOGOS DE HOJE (18/11/24) - Onde assistir futebol ao vivo e horários das partidas
* COMIDA NA BOCA DE 500 MILHÕES - G20 começa com desafios da taxação de super-ricos e combate à fome
* ATOS DE PREVENÇÃO - Energisa orienta trabalhadores rurais sobre segurança com a rede elétrica
* MINHA SORTE HOJE - Confira a previsão de hoje (18/11) para seu signo