40º ARRAIAL FLOR DO MARACUJÁ - Entenda como as quadrilhas são avaliadas e o papel de cada personagem | Notícias Tudo Aqui!

40º ARRAIAL FLOR DO MARACUJÁ - Entenda como as quadrilhas são avaliadas e o papel de cada personagem

Compartilhe:

Confira os 14 itens avaliados para os jurados e os critérios para aplicação das notas

 

 

As quadrilhas que participam do 40º Arraial Flor do Maracujá são avaliadas em 14 itens, sejam eles coletivos ou individuais. Para cada intem, os jurados devem indicar a nota de 8 a 10 pontos. Além disso, conforme o regulamento, os jurados devem justificar as notas dos quesitos avaliados e até o desconto de pontuações em decorrência de falta.

Ainda assim, os jurados devem indicar o grau da falta, que pode ser leve, média, grave e gravíssima. É considerado falta leve os erros cometidos pelo narrador, falhas na sincronia musical, e falta de ritmo, por exemplo. Já as faltas gravíssimas compreendem a falta de componentes mínimos, acessórios obrigatórios nas indumentárias, entre outros.

O regimento do Arraial Flor do Maracujá, estabelece a quantidade de pontos a serem retirados no caso de faltas, são eles:

Falta leve: 0,5

Falta média: 0,75

Falta graves: 1,0

Falta gravíssima: 1,5

Outro ponto é a diferença entre o grupo especial e o de acesso. Ao todo, 14 quadrilhas ficam no grupo especial e no grupo de acesso não há um limite. As quadrilhas que estão no grupo especial deste ano foram as que primeiro se classificaram na edição anterior. Além disso, a cada ano duas quadrilhas saem do grupo especial para o de acesso e sobem duas do grupo de acesso, conforme os critérios estabelecidos pelo regulamento do arraial em relação às notas.

Confira os critérios de avaliação das quadrilhas:

1. Originalidade e característica estruturais de uma quadrilha (coletivo)

Avaliação da origem e definição de uma quadrilha junina, nesse critério é avaliada a apresentação como grupo, desenvolvimento e continuidade dos passos de dança e marcações.

Entre as características estão, a apresentação clara e fundamentada do tema, explicação coesa e desenvolvida, passos de dança bem marcados, presença do marcador e dos integrantes em pares.

2. Animação e evolução do grupo (coletivo)

Avaliação da vivacidade, disposição e alegria constante dos brincantes, qualidade das danças marcadas pelo entusiasmo e continuidade. Entusiasmo nas evoluções do grupo e harmonia dos movimentos, participação ativa do grupo nas apresentações dos personagens, são levados em consideração para avaliação.

3. Coreografia e evolução dos passos (coletivo)

Neste quesito o jurado avalia a arte de compor o desenho coreográfico, a sequência de passos marcados, gestos e movimentos do bailado na dança, incluindo alguns passos tradicionais da quadrilha, bem como seu grau de dificuldade.

4. Organização da apresentação (coletivo)

É avaliado como o grupo se apresenta, incluindo a entrada, desenvolvimento e saída.

5. Criatividade (coletivo)

Avaliado do ato de criar, incluindo o enredo (tema), as histórias narradas e dançadas, as formações apresentadas pelo grupo, passos marcados, coreografia, adereços, alegorias e cenários.

6. Padre e sacristãos (coletivo)

Neste critério os jurados avaliam a representação da religião católica de acordo com tema apresentado, em que o padre e o sacristão continuam na festa após o casamento. Para garantir uma boa nota, o padre e o sacristão devem ter dança bem marcada, bênção, sátira, devoção, sincronia entre os dançantes, afinidade com todo o grupo.

7. Juiz e escrivão

Avaliação dos personagens que representam a autoridade da lei e o casamento civil, participando também da festa do casamento. É avaliado as características próprias que demonstram poder, autoridade e boa apresentação, harmonia e coreografia entre a dupla.

8. Guarda

Os jurados fazem a avaliação do personagem responsável pela segurança, sentinela e proteção da ordem.

9. Lampião, Maria Bonita e o seu cangaço

Os personagens históricos nordestinos devem representar a valentia e são escolhidos para serem padrinhos da noiva. Uma das características avaliadas são as indumentárias, que podem gerar falta gravíssima em caso de ausência dos acessórios obrigatórios.

Lampião: São acessórios da indumentária as características de acordo com tema: óculos, chapéu característico do sertão em couro, feltro ou similar, cartucheira em forma de X completa no corpo, sandália, gladiadora ou perneira de couro, ou similar, meias, espingarda, punhal, terçado, cabaça, cantil e lenço vermelho.

Maria Bonita: Indumentária características de acordo com tema: chapéu

característico do sertão em couro, feltro ou similar, cartucheira em forma de X completa no corpo, sandália, gladiadora de couro ou similar, meias, espingarda, punhal, cabaça, cantil e lenço vermelho.

Cangaço Masculino: chapéu característico do sertão em couro, feltro ou similar, cartucheira, sandália, gladiadora ou perneira de couro, ou similar, meias, espingarda e lenço vermelho.

Cangaço Feminino: chapéu característico do sertão em couro, feltro ou similar, ou arranjo, cartucheira, sandália, gladiadora, meias, espingarda e lenço vermelho.

10. Marcador

É o personagem responsável por comandar a apresentação. O personagem deve transmitir a segurança no comando, também interagir com a quadrilha e o público.

11. Caçador

O Caçador da Amazônia personifica o espírito destemido e habilidoso do caçador típico da região amazônica. Sua presença é marcada por movimentos que lembram os gestos lentos e calculados de alguém à espreita da presa, e sua dança incorpora ritmos pesados e fortes, evocando a energia dos caboclos em festas realizadas à beira dos rios.

12. Seringueiro

O Seringueiro da Amazônia personifica a figura icônica do trabalhador que colhe látex nas selvas tropicais da região. Seu jeito matuto, passos caipiras e caboclos adicionam uma dimensão autêntica à dança da quadrilha, tornando-a exibida e, ao mesmo tempo, encantadoramente engraçada.

13. Casal de Velho

 

O Casal de Velhos representa os pais da noiva na terceira idade. Eles trazem um toque de nostalgia e alegria à dança da quadrilha, destacando-se por seus movimentos lentos, brincadeiras e interação constante com o grupo, público, marcador e jurados.

14. Casal de Noivos

O Casal de Noivos é o coração e a motivação de toda a quadrilha. Eles representam o amor e a alegria do casamento, e toda a apresentação do grupo é uma representação festiva de seu grande dia. São os condutores da quadrilha, guiando-a com paixão e entusiasmo.

Arraial Flor do Maracujá

A 40ª edição do Arraial Flor do Maracujá, uma das festas juninas mais tradicionais de Porto Velho (RO) começou na última sexta-feira (21). O evento ocorre no Parque dos Tanques e se estenderá até 30 de junho, prometendo dez dias de muita cultura e alegria.

A programação inclui apresentações de 32 agremiações folclóricas, entre quadrilhas juninas e bois-bumbás, que terão início às 20h com a cerimônia de abertura. O SGC (Sistema Gurgacz de Comunicação) estará presente, cobrindo o evento em todas as suas plataformas digitais e mídias convencionais, como rádio e televisão, através da RedeTV! Rondônia e Rádio Transamérica.

SGC


 Comentários
Noticias da Semana
Dicas para te ajudar
TV Tudo Aqui