MAIOR DA REGIÃO NORTE - Flor do Maracujá abriu a primeira noite com muio brilho aplaudido pelo público | Notícias Tudo Aqui!

MAIOR DA REGIÃO NORTE - Flor do Maracujá abriu a primeira noite com muio brilho aplaudido pelo público

Compartilhe:

 

A 40ª edição do arraial Flor do Maracujá teve início na última sexta-feira (21) em Porto Velho. O festejo, que faz parte do calendário cultural de Rondônia, esta sendo  realizado no Parque dos Tanques. A solenidade de abertura ocorreu na noite de sexta-feira com a dança do Carimbó da Terceira Idade do SESC, Quadrilha Adulta- Grupo de Acesso- Arrasta Pé do Candeias, Quadrilha Adulta- Grupo de Acesso Triângulo.

A festa do Arraial Flor do Maracujá 32 agremiações folclóricas, entre quadrilhas juninas e bois-bumbás, e shows de bandas ao vivo. O evento também conta com parque de diversões e barraquinhas de comida.

 A festa acontece até  30 de junho, no Parque dos Tanques, em Porto Velho. O principal evento folclórico do Estado de Rondônia o Arraial Flor do Maracujá.

Locutores do Arraial Flor do Maracujá: 

Jardesson Araújo- está na frente Locutor/Apresentador e grande entusiasta do meio junino, Flor Do Maracujá desde 2015.

Lúcio Jorge-Radialista, já apresentou o Flor do Maracujá em anos anteriores e retornando ao arraial esse ano de 2024, tem uma vasta experiência em Guajará-Mirim, principalmente no Duelo da Fronteira.

Moises Rocha

Locutor Moisés Rocha já está há mais de 25 anos à frente das apresentações dos grupos juninos no Arraial Flor do Maracujá. promete fazer deste Arraial um dos mais épicos dos tempos, pois será um ano de muita interatividade com o público e muitos brindes.

Breve História 

Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás

Os festivais folclóricos em Porto Velho acontecem há muitos anos, por exemplo, na década de sessenta o evento acontecia na avenida Sete de Setembro promovido pelo empresário da comunicação Fuad Nagib proprietário do serviço de Alto Falante “A Voz da Cidade”. Fuad contava com o apoio do radialista Humberto Amorim entre outros. Esse festival folclórico reunia apenas grupos de Bois Bumbas, entre eles o Corre Campo (que existe até hoje), Flor do Campo, Pai do Campo, Rei do Campo, Malhadinho, Boi Garantido, Boi Fortaleza, Brilhamante e outros menos votados. Um dos últimos festivais folclóricos promovidos pela “A Voz da Cidade” aconteceu no estádio Aluizio Ferreira.

Em virtude das famosas brigas, a brincadeira foi “proibida” em Porto Velho. Durante a década de 1970 o único grupo que permaneceu brincando e assim mesmo, sem sair do seu curral de ensaio, foi o Malhadinho que era dirigido pelo Amo Lourenço e se apresentava no curral montado na rua Joaquim Nabuco com a Princesa Isabel no bairro Tucumanzal.

O Arraial Flor do Maracujá

Durante a realização da 1ª Mostra na quadra do colégio Rio Branco, os organizadores viram que muitos ambulantes montaram seus carrinhos e barracas de venda de guloseimas, nas ruas do entorno da quadra de esportes. Diante dessa observação, para a realização da 2ª Mostra, caíram em campo na busca de um local adequado para abrigar tanto a Mostra Folclórica como as barracas dos ambulantes.

O Arraial Flor do Maracujá surgiu no ano de 1983 e foi montado ao lado do Ginásio Claudio Coutinho e desde então passou a abrigar a Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás. Essa história será contada oportunamente.

O Arraial Flor do Maracujá é reconhecido como Patrimônio Cultural da Natureza Imaterial do Estado de Rondônia, de acordo com a Lei nº 4.635, sancionada em 31 de outubro de 2019.

Autor: Ana

(portaldomadeira)


 Comentários
Noticias da Semana
Dicas para te ajudar
TV Tudo Aqui