EROTISMO DE VOLTA - Calendário Pirelli de 2025, com Hunter Schafer, traz o sexy e a nudez de volta
Material é retorno à tradição sensual das oficinas mecânicas do mundo inteiro, com olhar inclusivo e diverso dos dias atuais
Direto ao assunto, que ninguém tem tempo a perder —sim, tem gente nua no Calendário Pirelli do ano que vem. Não, não tem nada explícito, ou seja, se você for um dos poucos escolhidos a levar um deles para casa, pode pendurar na cozinha sem constrangimentos.
Se não for, pode pelo menos clicar nas imagens todas mesmo que esteja na frente das crianças. O tamanho também voltou a se parecer com o formato tradicional dos calendários, e não mais das obras de arte de museu pesadíssimas dos anos passados.
Com muito mais tecnologia e uma caixa dura, este é um calendário para ser guardado, mas que pode, muito bem, cumprir sua função de ornamentar uma parede qualquer por 12 meses —não tanto para saber em que dia estaremos ou se aquele será um mês com quatro ou cinco finais de semana, já que a direção de arte fez da página que marca os dias uma espécie de poesia concreta com números e letras.
O elenco de 2025 é diverso, tem homens, mulheres, modelos, atores, uma artista e o próprio fotógrafo Ethan James Green —que foi modelo antes de virar fotógrafo, e pelo jeito não ganhou um grama de gordura nessa transição—, de 34 anos, um jovem talento da fotografia de moda, que se destacou com a publicação de seu primeiro livro, "Young New York", de 2019. Nele, retratava seus amigos e colaboradores em parques da cidade, revelando o estilo queer daquele grupo específico de pessoas.
Escolhidas por Green entre pessoas com quem tem um relacionamento pessoal, caso da grande estrela desta edição, a atriz, modelo e ativista da causa LGBTQIA+ Hunter Schafer, de 25 anos, a Jules da série "Euphoria", as pessoas retratadas tem vários tons de pele e formatos de olhos, bocas e narizes.
Os corpos não variam tanto assim, a não ser pelo ator britânico John Boyega —o Finn, dos últimos filmes de "Star Wars"—, de 32 anos, que estava em preparação para um papel que exigia que estivesse em forma, mas ainda não tinha chegado lá, o elenco deste calendário é todo magro, lindo, com carne grudada no osso, pele grudada na carne
O ator John Boyega em fotografia do Calendário Pirelli 2025 - Ethan James Green/Divulgação
Os mais velhos da turma são a modelo e atriz americana Jenny Shimizu, de 57 anos. A ex-namorada de Madonna e Angelina Jolie sempre foi mais reconhecida pela sua biografia exótica que pelas fotos ou papéis que fazia.
Descoberta por uma campanha da Calvin Klein enquanto trabalhava em uma oficina mecânica, Shimizu sempre foi abertamente lésbica, muito antes disso ser uma atitude completamente aceita pelo "mainstream".
Ela posa de cueca e camiseta branca, com seu tradicional corte de cabelo curtíssimo. E é a única desta edição que faz parte do elenco do calendário mais famoso do mundo pela segunda vez na vida. Ela esteve também na edição de 1997, fotografada por Richard Avedon.
A modelo e atriz Padma Lakshmi em fotografia do Calendário Pirelli 2025 - Ethan James Green/Divulgação
A atriz, apresentadora de TV, escritora e ex-modelo Padma Lakshmi, de 54 anos, podia mentir, sem dó nem piedade, que tem 20 anos a menos e ninguém duvidaria. E o ator francês abrasileirado Vincent Cassel, de 57, a quem a capoeira fez muito bem, e que aparece no calendário dando um salto típico do mix de dança, música e arte marcial desenvolvido no Brasil por descendentes de escravizados africanos, na pose mais atlética desta edição.
Com o título "Refresh and Reveal", algo como atualizar e revelar, a ideia de Green era realmente fazer um calendário Pirelli como os de antigamente, mas com a sensibilidade dos dias de hoje. O resultado é, como acontece quase todo ano, uma série de fotos de gente quase-famosa, com uma ou outra exceção, em imagens bem produzidas e ultra bem cuidadas.
O que faz desta uma edição especial é que, finalmente, depois de anos de muita produção e muito pouca pele, ter gente nua. Ou quase isso. O que não é pouca coisa.
Os outros nomes que enfeitarão as paredes mais privilegiadas do planeta no ano que vem são a cantora e atriz italiana Elodie, a artista americana de origem indígena Martine Gutierrez, a atriz britânica Jodie Turner-Smith, a atriz e modelo sul-coreana Hoyeon, a atriz britânica Simone Ashley ("Sex Education", "Bridgerton"), e a modelo e ilustradora trans Connie Fleming, que foi musa do estilista francês Thierry Mugler.
A repórter viajou a convite da Pirelli
(folha de s. paulo)
Noticias da Semana
* AVANÇA A NARRATIVA DE ESQUERDA - PEC do fim da escala 6 X 1 alcança assinaturas necessárias
* GUERRA AOS 'GATOS' - Grande operação combate ligações clandestinas de energia e água na capital
* SOCORRO VICIANTE LIBERADO - Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 2
* TÁ RUIM E PIORANDO MAIS - Mercado financeiro eleva previsão da inflação de 4,62% para 4,64%
* SÓ PETISCA QUEM ARRISCA - Mega-sena não tem ganhadores e prêmio vai para R$ 14,5 milhões
* ÁGUAS DÃO FIM À SECA-BRAVA - Rio Machado já se aproxima dos oito metros nesta semana
* JOGOS DE HOJE (18/11/24) - Onde assistir futebol ao vivo e horários das partidas
* COMIDA NA BOCA DE 500 MILHÕES - G20 começa com desafios da taxação de super-ricos e combate à fome
* ATOS DE PREVENÇÃO - Energisa orienta trabalhadores rurais sobre segurança com a rede elétrica
* MINHA SORTE HOJE - Confira a previsão de hoje (18/11) para seu signo