LÍNGUA DE FOGO – Idosos conectados em tecnologias, é urgente dever público | Notícias Tudo Aqui!

LÍNGUA DE FOGO – Idosos conectados em tecnologias, é urgente dever público

Compartilhe:

 

Idosos não aceitam mais serem largados na beira do caminho da evolução tecnológica. E já são uma força política e tanto para cobrar e até exigir, dos representantes políticos, imediata implantação de programas de inclusão tecnológica.

Há 20 anos, os idosos no Brasil eram 8% da população, segundo o IBGE. Hoje, são 16% das pessoas com mais de 60 anos, com título de eleitor nas mãos e maior consciência política sobre os seus direitos.

Dentro de somente mais duas décadas, - e 20 anos passam rapidinho – o contingente da sociedade brasileira na ‘melhor idade’, passará dos 30%. Pessoas aposentadas com boa renda, como os funcionários públicos, e trabalhadores aposentados pelo INSS, ainda trabalhando para complementar a renda.

Mas todas estas pessoas, cheias de carências de conhecimento e domínio das tecnologias. Principalmente das tecnologias de comunicação e entretenimento.

Embora tudo isso esteja na palma da mão, nas versões tablet’s, celulares e smartfones, poucos são os que sabem dominar estes equipamentos. Muitos acham mais fácil domar um cavalo brabo, que um celular.

Consideremos que é cada dia maior o contingente de pessoas idosas que moram sozinhas, na cidade e na roça, ou que vivem confinadas em abrigos e albergues.

Muitos destas pessoas sofrem mais de solidão pelo isolamento a que foram expostos, que pelas doenças ditas ‘próprias da idade’.

Sem a presença da família, dos vizinhos e dos amigos no cotidiano, para conversar, jogar um dominó, uma caxeta ou um buraco; ver televisão e comentar sobre a atualidade da sua cidade e do mundo; falar da vida alheia, que também é um passa-tempo, o que resta?

O que resta é solidão, depressão, desilusão, e as doenças impulsionadas por este estado-de-espírito.

Estes males do espírito com reflexos na corpo carnal, são o que restará na vida da pessoa que trabalhou o tempo inteiro, gerando renda e bem-estar à família e ao seu país.

Então, senhores vereadores, prefeitos, deputados estaduais, governadores, deputados federais, senadores e presidente da República, prestem a atenção:

Vocês querem os votos de 16% do eleitorado hoje e 30% dos eleitores de amanhã? Querem???

Então comecem a mostrar o que estão fazendo por eles; o que pretendem fazer para que continuem ativos, produtivos e inseridos na sociedade.

Querem seus votos? Suficiente para decidir uma parada eleitoral?

Então que tal praticar, agora, políticas públicas de inclusão tecnológicas? Que tal oferecer cursos de uso e domínio do celular nos bairros aproveitando a ociosidade das escolas nos fins de semana? Ou até em praça pública.

Afinal, raro é o idoso que não tem um celular. Assim, como raro, é o idoso que sabe utilizar as ferramentas de comunicação e entretenimento, que o celular oferece.

Aquele mesmo celular que idoso comprou, ou ganhou de alguém da família, para ligar quando tiver algum problema.

Querem voto? Então, se mexam!

É do que trata o ‘Língua de Fogo’ de hoje.

Veja o vídeo, a seguir, e faça o seu próprio juízo. Aproveite e se inscreva na página noticiastudoaqui no youtube, e acompanhe, também, outros conteúdos como o podcast ‘Sem Papas na Língua’ publicado toda terça-feira, às 17hs30.

Veja agora, manifestações complementares sobre os fatos acima, em pequenos vídeos.

Fonte: noticiastudoaqui.com                                    

 

 


 Comentários
Noticias da Semana
Dicas para te ajudar
TV Tudo Aqui