VENEZUELIZAÇÃO DO BRASIL - Com Lula, número de moradores de rua triplica a cada mês
Em um ano e meio, o total de famílias vivendo nas ruas passou de 194,3 mil para 291,4 mil
Desde o início do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o número de pessoas em situação de rua no Brasil triplicou em comparação ao governo anterior. Entre janeiro de 2023 e julho de 2024, o total de famílias vivendo nas ruas passou de 194,3 mil para 291,4 mil, um aumento de 97,1 mil famílias. Os dados são da Secretaria de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único (Sagicad), vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
Em apenas 15 meses de governo, o número de famílias em situação de rua já havia ultrapassado o crescimento registrado durante todo o governo de Jair Bolsonaro (PL) (2019-2022). Durante o mandato de Bolsonaro, o Cadastro Único registrou um aumento de 77,5 mil famílias morando nas ruas.
Sob o governo Bolsonaro, a média mensal de novas famílias vivendo nas ruas era de 1.660. Com Lula, essa média subiu para 5.264 até julho de 2024. O maior aumento foi registrado em dezembro de 2023, quando 10 mil novas famílias foram incluídas na lista de população de rua. Outros meses com aumentos significativos foram setembro de 2023, com 8,8 mil novas famílias, e novembro do mesmo ano, com 8,5 mil. Em 2024, abril registrou o maior número, com 7.356 novas famílias.
A análise dos dados considera o número de famílias, pois o Sagicad só fornece essa informação mensalmente. No entanto, de acordo com o governo, 92% das famílias registradas como em situação de rua são compostas por apenas uma pessoa. As informações são da Gazeta do Povo.
O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania não responderam sobre as possíveis causas para o aumento no número de pessoas em situação de rua no Brasil.
(pleno.news)
Noticias da Semana
* AVANÇA A NARRATIVA DE ESQUERDA - PEC do fim da escala 6 X 1 alcança assinaturas necessárias
* GUERRA AOS 'GATOS' - Grande operação combate ligações clandestinas de energia e água na capital
* SOCORRO VICIANTE LIBERADO - Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 2
* TÁ RUIM E PIORANDO MAIS - Mercado financeiro eleva previsão da inflação de 4,62% para 4,64%
* SÓ PETISCA QUEM ARRISCA - Mega-sena não tem ganhadores e prêmio vai para R$ 14,5 milhões
* ÁGUAS DÃO FIM À SECA-BRAVA - Rio Machado já se aproxima dos oito metros nesta semana
* JOGOS DE HOJE (18/11/24) - Onde assistir futebol ao vivo e horários das partidas
* COMIDA NA BOCA DE 500 MILHÕES - G20 começa com desafios da taxação de super-ricos e combate à fome
* ATOS DE PREVENÇÃO - Energisa orienta trabalhadores rurais sobre segurança com a rede elétrica
* MINHA SORTE HOJE - Confira a previsão de hoje (18/11) para seu signo