ESTIMULADO POR LULA - Pedido para ingressar no bloco foi confirmado por diretor do ministério de Relações Exteriores do governo comunista. | Notícias Tudo Aqui!

ESTIMULADO POR LULA - Pedido para ingressar no bloco foi confirmado por diretor do ministério de Relações Exteriores do governo comunista.

Compartilhe:

 

A ditadura de Cuba fez um pedido oficial para se tornar parte do BRICS, grupo originalmente formado por Brasil, Rússia, Índia e China, e que depois recebeu a África do Sul.

Carlos M. Pereira, diretor de Assuntos Bilaterais do Ministério das Relações Exteriores de Cuba, anunciou na plataforma X que Havana enviou uma carta ao presidente russo, Vladimir Putin, solicitando a adesão ao bloco como “país parceiro”. Em 2024, a presidência rotativa do BRICS está sob o comando da Rússia.

Pereira destacou que o BRICS tem se consolidado como um “ator central na geopolítica mundial e uma esperança para a região”.

Viktor Coronelli, embaixador da Rússia em Havana, revelou que o país foi convidado a participar de uma reunião ampliada paralela à cúpula do BRICS, que ocorrerá entre os dias 22 e 24 de outubro, em Cazã, na Rússia.

“Na nossa avaliação, Cuba demonstra interesse em praticamente todas as áreas de atuação do BRICS”, afirmou o diplomata russo. “Agora, aguardamos a decisão sobre a concessão do status de associação, para definir onde eles participarão de forma mais ativa ou menos.”

Nos últimos meses, países como Irã, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Egito ingressaram oficialmente no BRICS, enquanto outras nações latino-americanas, como a Bolívia, também manifestaram interesse em se unir ao bloco, que alguns defensores veem como uma alternativa ao G7, grupo que reúne as principais economias desenvolvidas do mundo.

(conexão politica)


 Comentários
Noticias da Semana
Dicas para te ajudar
TV Tudo Aqui