LÍNGUA DE FOGO – 47ª aniversário de Ariquemes, a 3ª maior cidade de RO
|
Ariquemes comemora hoje, dia 11 de outubro, 47 anos de emancipação e instalação pelas mãos do governador Humberto Guedes, aquele que tomou as primeiras iniciativas para a criação do Estado de Rondônia, à época, um sonho ainda distante.
Na mesma data, foram criados os municípios de Ji-Paraná, Cacoal, Pimenta Bueno e Vilhena, as cidades mais importantes de Rondônia que, hoje, estão em festa.
Ariquemes, como as suas coirmãs, tem uma trajetória bem sucedida. E algumas curiosidades. Entre elas, a de que seria instalada onde hoje é a cidade de Theobroma, região inicialmente escolhida para abrigar o Projeto Burareiro, voltado para a cultura do cacau.
Posteriormente, observou-se que as terras no entorno da Vila Papagaios eram melhores e contavam a BR-364 como logística de penetração e posterior escoamento da produção. Assim, optou-se por aquela região do Vale do Jamari.
Outra particularidade foi a decisão de criar uma cidade nova, na planície próxima do Rio Jamari e na lateral da rodovia federal, ao invés de aproveitar os arruamentos e o aeroporto da Vila Velha, antiga Vila de Papagaios, onde viviam os índios arikemes, e hoje, Bairro Marechal Rondon, por ter sido posto do Correio criado pelo célebre militar que empresta o nome ao estado. Este local é, atualmente, o Museu Marechal Rondon.
Cheguei em Ariquemes em março de 1979, com 36 anos, para registrar a saga do cacau. Mas resolvi ser fazendeiro de cacau, tentando fugir da missão de jornalista.
Mas, dois meses, depois descobri que tinha que exercer o velho ofício e, assim, em 29 de maio do mesmo ano, nasceu o Jornal O Parceleiro, no meio da selva amazônica, que circulou por 28 anos.
Sim, sou cidadão ariquemense, destemido pioneiro com muito orgulho, conforme diz o diploma autorgado pela Câmara de Vereadores de Ariquemes através de projeto do vereador João Leite, o primeiro contador da cidade.
Ariquemes é a minha cidade e a de meus filhos George e Thiago Patta, e a mãe, professora Júlia Patta, agraciada com o mesmo título. Merecidamente.
Saudade de velhos amigos e de um tempo em que todos éramos iguais na luta, na alegria e nos sonhos. Todos nos conhecíamos e nos chamávamos pelo nome.
Somos todos vitoriosos, e orgulhosos de vermos nossos filhos, filhos de Ariquemes, no comando político e econômico, desta moderna, rica e maravilhosa cidade, nascida de nosso suor.
É do que trata o ‘Língua de Fogo’ de hoje.
Veja o vídeo, a seguir, e faça o seu próprio juízo. Aproveite e se inscreva na página noticiastudoaqui no youtube, e acompanhe, também, outros conteúdos como o podcast ‘Sem Papas na Língua’ publicado toda terça-feira, às 17hs30.
Veja agora, manifestações complementares sobre os fatos acima, em pequenos vídeos.
Fonte: noticiastudoaqui.com
Noticias da Semana
* LÍNGUA DE FOGO – A ‘Cidade Luz’ e o ‘jabuti’ de R$ 1 bi aprovado na ALE
* CRIME AMBIENTAL - Jovem é preso transportando cerca de 15 toneladas de 'pedra sabão' em RO
* INIMIGO DA LIBERDADE - Justiça condena mulher por injúria contra seguranças de Flávio Dino
* A FARRA NO TRIBUNAL DE CONTAS - TCE paga supersalários de até R$ 1,8 milhão a conselheiros
* ATÉ TAPIOCA FOGE DO POBRE - Preço da mandioca sobe 10,1% em outubro
* FOI CANTAR NO CÉU - Corpo de Agnaldo Rayol é velado na Assembleia Legislativa de SP