DEU NA GRANDE IMPRENSA - TSE rejeita recurso contra o governador e vice de Rondônia
Marcos Rocha e Sérgio Gonçalves da Silva foram acusados de suposto abuso de poder político e econômico nas eleições de 2022
|
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) decidiu nesta 3ª feira (15.out.2024) manter uma decisão do TRE-RO (Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia) que absolveu o governador de Rondônia, Marcos Rocha (União Brasil), e seu vice, Sérgio Gonçalves da Silva, também do União.
Os ministros analisaram um recurso apresentado contra a decisão do Tribunal Eleitoral estadual, que não aceitou uma Aije (Ação de Investigação Eleitoral) contra a chapa vencedora em 2022. O entendimento de recusá-lo foi unânime.
Tanto Rocha quanto Silva são acusados de suposto abuso de poder político e econômico e captação ilícita de sufrágio (quando um candidato oferece benefícios aos eleitores com o objetivo de obter seus votos) durante a eleição de 2022.
A ação foi movida pelo PL (Partido Liberal) estadual ainda em 2022 e o recurso chegou ao TSE neste ano. O processo poderia levar a chapa vencedora à cassação.
Segundo a acusação, Rocha teria usado funcionários comissionados para trabalhar em sua campanha como voluntários em mobilização de rua e cita outros ilícitos, como veiculação irregular de propaganda eleitoral.
Também foi apontada a extinção da Estação Ecológica Soldado de Borracha (uma unidade ambiental), resultando, supostamente, em vantagem indevida. O ato de revogação foi publicado às vésperas da eleição. A defesa do governador nega as irregularidades apontadas.
Em seu voto nesta 3ª feira (15.out), o ministro Floriano Ramos Tavares afirmou que havia pedido vista (mais tempo para análise) do processo justamente para analisar o caso da Estação Ecológica.
Tavares citou que, nas urnas próximas à localidade em questão, o governador reeleito obteve menos votos em comparação ao candidato da oposição. Ele pontua, ainda, que a instalação da estação ecológica nunca foi efetivada em virtude de falta de orçamento.
“Pelo conjunto probatório, não há comprovação de forma segura de gravidade desses fatos que foram imputados”, afirmou o ministro, ao votar pela improcedência do recurso.
OUTRA AÇÃO
O governador de Rondônia e seu vice enfrentam outra ação no TSE, que não foi julgada nesta sessão. A análise desse caso foi travada depois de pedido de vista da ministra Isabel Galotti na 5ª feira (10.out).
(Poder360)
Noticias da Semana
* BOCA DA JANELINHA - Traficante é preso em boca de fumo durante operação policial na zona Sul
* HORÓSCOPO 2024 - Confira a previsão de hoje (21/11) para seu signo
* AVANÇA A NARRATIVA DE ESQUERDA - PEC do fim da escala 6 X 1 alcança assinaturas necessárias
* GUERRA AOS 'GATOS' - Grande operação combate ligações clandestinas de energia e água na capital
* SOCORRO VICIANTE LIBERADO - Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 2
* TÁ RUIM E PIORANDO MAIS - Mercado financeiro eleva previsão da inflação de 4,62% para 4,64%
* SÓ PETISCA QUEM ARRISCA - Mega-sena não tem ganhadores e prêmio vai para R$ 14,5 milhões
* ÁGUAS DÃO FIM À SECA-BRAVA - Rio Machado já se aproxima dos oito metros nesta semana
* JOGOS DE HOJE (18/11/24) - Onde assistir futebol ao vivo e horários das partidas
* COMIDA NA BOCA DE 500 MILHÕES - G20 começa com desafios da taxação de super-ricos e combate à fome
* ATOS DE PREVENÇÃO - Energisa orienta trabalhadores rurais sobre segurança com a rede elétrica