DE FAIXA E COROA - Primeira Miss Universe Brasil mãe, casada e pernambucana; conheça Luana Cavalcante
Modelo foi coroada em São Paulo pela atual Miss Universo, a nicaraguense Sheynnis Palacios
A modelo Luana Cavalcante, 25, escreveu seu nome na história ao ser eleita no final da noite desta quinta (19) como a Miss Universe Brasil 2024 (confira vídeo da coroação ao final do texto). Isso pois, com a conquista do título da 70ª edição da competição nacional, ela quebra uma série de padrões no concurso, uma vez que traz consigo uma série de ineditismos.
Natural de Recife, Luana é a primeira representante de Pernambuco a vencer o título nacional, que garante vaga para o Miss Universo. Além disso, ela é também a primeira mulher casada a sentar no trono brasileiro e também a primeira mamãe! O filho de Luana é o pequeno Pedro, de 4 anos, fruto de seu casamento de 6 anos com o empresário Luiz Carlos Fassoni.
"Vencer esse título é indescritível, principalmente por eu ser a primeira pernambucana e mãe. A ficha ainda não caiu", disse ela após a vitória. "As pessoas podem esperar o meu melhor para o Miss Universo. Vou dedicar toda a minha disciplina, motivação, paixão e vontade de representar o nosso Brasil majestosamente, por onde eu passar".
Luana iniciou a carreira como modelo aos 13 anos e logo deslanchou em passarelas fora do Brasil, trabalhando com marcas internacionais. Tanto que, há 5 anos, ela se mudou para a Itália, onde mora atualmente. Em decorrência de sua profissão, a jovem teve que desenvolver sua comunicação em outros idiomas e, além do português, fala fluentemente inglês, espanhol, italiano e um pouco de francês.
Mais uma curiosidade sobre a nova Miss Brasil é que ela também é atriz, e está no elenco de filmes como "Filhos de Mangue" (2023) e "Batalha de Saipan" (2022).
Vale lembrar, o grupo das candidatas do certame deste ano também era bem diverso. Afinal, entre as 27 mulheres da competição, 8 delas (ou 29,6%) são mães -- incluindo Luana. Essa quantidade representa um recorde histórico do concurso no Brasil. O Miss Universo informou que passaria a aceitar a candidatura de mulheres casadas, separadas, grávidas e com filhos a partir de 2023.
Outro destaque é que, no elenco de 2024, 13 das misses (o equivalente a 48%) possui idade acima do antigo limite de 28 anos –que prevaleceu no concurso até dezembro de 2023. Desde janeiro último essa regra caiu no concurso mundial e a competição nacional também passou a permitir a inscrição de candidatas de qualquer idade, a partir de 18 anos.
No grupo que disputou a coroa, a miss mais velha foi a representante do Mato Grosso do Sul, Lulu Oliveira, que tem 41 anos, seguida pelas misses Rondônia, Renata Dantas, 37, Pará, Kissia Oliveira, 35, e Paraná, Taynara Gargantini, 34.
A EDIÇÃO 2024
O Miss Universe Brasil 2024 ocorreu sob a direção do empresário paulista Gerson Antonelli, 63, novo CEO que assumiu a responsabilidade do concurso em maio deste ano. "Este ano é um ano muito importante, pois o Miss Universe Brasil está comemorando 70 anos de realização desde o primeiro, que foi em 1954, com a Martha Rocha", disse ele em entrevista à coluna em junho.
Em segundo e terceiro lugares ficaram, respectivamente, as misses Alagoas, Gabriele Marinho, e Rio de Janeiro, Maria Fabiana Mata. Ainda entraram no grupo de 7 finalistas as misses Espírito Santo (Letícia Galvão), Minas Gerais (Tatiana Cavalcante), Paraná (Taynara Gargantini) e Rio Grande do Sul (Eduarda Dallagnol). A previsão de missólogos consultados pela coluna havia apontado que a vitoriosa estaria entre Pernambuco, Alagoas e Paraná.
A música da final ficou a cargo da cantora Wanessa Camargo —que também animou o Miss Paraná, em agosto—, e a apresentação do show foi feita pela gaúcha Julia Gama, vice Miss Universo 2020.
Também estavam presentes no evento: a atual Miss Universo, a nicaraguense Sheynnis Palacios, 24, eleita em 2023; a gaúcha Ieda Maria Vargas, primeira brasileira eleita Miss Universo, em 1963; a mineira Natália Guimarães, vice Miss Universo 2007; a mato-grossense Jakelyne Oliveira (Miss Brasil 2013); e a também gaúcha Deise Nunes, primeira mulher negra eleita Miss Brasil em 1986.
A atuação comercial ficou a cargo de Gustavo Sarti (@gsarticonsultoria ) e todo o receptivo do evento presencial em si foi assinado por Patê Zanetti (@patezanetti ).
(folha de s. paulo)
Noticias da Semana
* VALE A PENA VER DE NOVO - Programa a voz do Povo entrevista com Osmar Silva
* A VOZ DO POVO - "A Mariana perdeu para ela mesma no primeiro turno", diz Osmar Silva
* LÍNGUA DE FOGO – 47ª aniversário de Ariquemes, a 3ª maior cidade de RO
* SELVAGERIA DEFORMA A VÍTIMA - Jovem é brutalmente assassinado a pedradas na capital
* SE CONTROLAR, VIVE - Dia Mundial do Diabetes será tema do projeto “Agevisa em Ação” de novembro
* A DEMOCRACIA DA PANAMAZÔNIA - Quase 43 milhões de pessoas vivem na região
* HORÓSCOPO 2024 - Confira a previsão de hoje (11/10) para seu signo
* 60 ANOS - Feminicídio agora é crime autônomo: nova lei eleva pena
* OPERAÇÃO BANDARILHA - Comercio da carne sob investigação e cumprimento de mandado pel PF em RO