VALE DO SILÍCIO SURPREENDIDO - DeepSeek: como os 'heróis da IA' da China venceram obstáculos dos EUA
Quando o ChatGPT mudou o mundo da inteligência artificial (IA), uma pergunta inevitável surgiu: o que isso significou para a China, a maior rival tecnológica dos Estados Unidos?
Dois anos depois, um novo modelo de IA da China inverteu essa questão: os EUA podem impedir a inovação chinesa?
Por um tempo, Pequim pareceu estar perdida diante do ChatGPT, que não está disponível na China.
Usuários pouco impressionados zombaram de Ernie, o chatbot do mecanismo de busca Baidu, muito difundido no país.
Washington estava confiante de que estava à frente. O governo Biden até aumentou as restrições proibindo a exportação de chips e tecnologia avançados para a China, para evitar compartilhar a tecnologia.
É por isso que o lançamento do DeepSeek surpreendeu o Vale do Silício e o mundo.
A empresa diz que seu modelo poderoso é muito mais barato do que os bilhões que as empresas dos EUA gastaram em IA.
Mas como uma empresa pouco conhecida — cujo fundador está sendo aclamado nas redes sociais chinesas como um "herói da IA" — conseguiu esse feito?
O desafio
Quando os EUA proibiram os principais fabricantes de microchips do mundo, como a Nvidia, de vender tecnologia avançada para a China, foi certamente um golpe para o desenvolvimento de tecnologia no país.
Esses chips são essenciais para construir modelos de IA poderosos que podem executar uma série de tarefas humanas, desde responder a consultas básicas até resolver problemas matemáticos complexos.
O fundador da DeepSeek, Liang Wenfeng, descreveu a proibição de chips como seu "principal desafio" em entrevistas com a mídia local.
Muito antes da proibição, a DeepSeek comprou um estoque de chips Nvidia A100 — as estimativas variam de 10 mil a 50 mil — de acordo com a publicação MIT Technology Review.
Os principais modelos de IA no ocidente usam cerca de 16 mil chips especializados. Mas a DeepSeek diz que treinou seu modelo de IA usando 2 mil desses chips e milhares de chips de qualidade inferior — o que torna seu produto mais barato.
Alguns, incluindo o bilionário Elon Musk, questionaram essa afirmação, argumentando que a empresa não pode revelar quantos chips avançados ela realmente usou, dadas as restrições.
Mas especialistas dizem que a proibição de Washington trouxe desafios e oportunidades para a indústria chinesa de IA.
Ela "forçou empresas chinesas como a DeepSeek a inovar" para que pudessem fazer mais com menos, diz Marina Zhang, professora associada da Universidade de Tecnologia de Sidney, na Austrália.
fonte bbc
Noticias da Semana
* POVO NA RUA POR ANISTIA JÁ - Manifestação em Copacabana; AO VIVO
* BICAMPEÃO, SEM GOL - Flamengo amplia vantagem, confira a lista dos maiores campeões do Carioca
* DESTEMIDO E SEM MEDO - Bolsonaro usa colete à prova de balas em ato por anistia no Rio de Janeiro
* ASSASSINOS DO VOLANTE - Homem morre e esposa fica gravemente ferida após acidente na BR-364