Maconha sintética mata 3 pessoas e envenena outras 100
Ouso de maconha sintética contaminada com veneno de ratos causou a morte de pelo menos três pessoas e deixou outras 100 feridas, nos Estados Unidos. A maioria das vítimas está no estado de Illinois, mas há registros de envenenamentos em outros quatro estados norte-americanos, como contabilizou a revista Time.
O Centro de Controle de Doenças (CDC, na sigla em inglês) emitiu alerta a médicos de todo país de que pacientes com sangramento intenso e inexplicável podem estar contaminados. Especialistas do CDC têm ajudado as autoridades nas investigações desde março. Sete novos casos foram confirmados nesta quarta-feira 811) - elevando a estatística de contaminados a 116, em todo país.
Ainda de acordo com as autoridades médicas, diversos pacientes que consumiram a maconha sintética vendida no Illinois tiveram resultado positivo quando testados para envenenamento por substâncias presentes em raticidas.
Os sintomas incluem tossir sangue, expelir sangue na urina ou pelo nariz e sangramento interno. Além de Illinois, há casos em Indiana, Missouri, Wisconsin e Maryland, desde o último dia 10 de março. O CDC avisou que todos os pacientes com sintomas parecidos têm sido internados e recebido tratamento com vitamina K para controlar o sangramento. A maconha sintética, produzida com produtos químicos, é apelidada de K2, Spice e Kush.
"Os casos continuam a aumentar diariamente", alertou Melaney Arnold, do Departamento de Saúde Pública de Illinois. "Canabinoides sintéticos não são seguros porque não se sabe que tipo de química está no produto. Pedimos às pessoas que não usem".
Noticias da Semana
* AVANÇA A NARRATIVA DE ESQUERDA - PEC do fim da escala 6 X 1 alcança assinaturas necessárias
* GUERRA AOS 'GATOS' - Grande operação combate ligações clandestinas de energia e água na capital
* SOCORRO VICIANTE LIBERADO - Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 2
* TÁ RUIM E PIORANDO MAIS - Mercado financeiro eleva previsão da inflação de 4,62% para 4,64%
* SÓ PETISCA QUEM ARRISCA - Mega-sena não tem ganhadores e prêmio vai para R$ 14,5 milhões
* ÁGUAS DÃO FIM À SECA-BRAVA - Rio Machado já se aproxima dos oito metros nesta semana
* JOGOS DE HOJE (18/11/24) - Onde assistir futebol ao vivo e horários das partidas
* COMIDA NA BOCA DE 500 MILHÕES - G20 começa com desafios da taxação de super-ricos e combate à fome
* ATOS DE PREVENÇÃO - Energisa orienta trabalhadores rurais sobre segurança com a rede elétrica
* MINHA SORTE HOJE - Confira a previsão de hoje (18/11) para seu signo