“Tire meu rosto da sua mira”: reconhecimento facial e racismo é tema de seminário que acontece neste sábado, no Orgulho do Madeira
![]() |
Acontece neste sábado (28) o Seminário "Tire Meu Rosto da Sua Mira”, que vai discutir a utilização de reconhecimento facial e suas problemáticas na discriminação racial, trazendo alguns fatos de abordagens inadequadas registradas no Brasil. O evento tem início às 9h e acontece na Escola Maria Francisca de Jesus Gonçalves, no Orgulho do Madeira.
A programação começa com o debate sobre a utilização do reconhecimento facial, tendo como convidados Uilian Nogueira, que é professor de História do Instituto Federal de Rondônia, coordenador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) e secretário do Conselho Estadual de Igualdade Racial; a advogada Tainã Cunha; o Procurador do Estado de Rondônia e Consultor Norte de Inovação Jurídica, Cassio Castro Souza; a historiadora, jornalista, fotógrafa e musicista Marcela Bonfim; e do advogado e presidente do Conselho de Igualdade Racial, Pedro Costa.
Em seguida, às 10h, acontece o lançamento da segunda edição do projeto Conectando Periferias, que teve sua primeira edição no bairro Ulisses Guimarães, no ano de 2019, unindo a cultura Hip-Hop com debates importantes sobre políticas públicas para a periferia. Nesta segunda edição, prevista para a segunda quinzena de março, o evento será realizado no Orgulho do Madeira.
Às 10h30 terá roda de capoeira com o grupo ABADA-RO e, para fechar a programação deste sábado, a partir das 11h, a galera da cultura Hip Hop é quem vai comandar a festa, com o DJ Vilbe Scratch, Mano André, Evandro Rimador, Carla Letícia, Sandra MC e O Flores.
O evento é uma realização da Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé, Juventude Indígena de Rondônia e projeto Conectando Periferias.
Serviço:
Seminário "Tire Meu Rosto da Sua Mira"
Data: 28/01 (sábado)
Horário: das 9h às 12h
Local: EMEF Maria Francisca de Jesus Gonçalves, Orgulho do Madeira
Programação:
1. 9h Debate
2. 10h Lançamento do Conectando Periferias
3. 10h30 Roda de Capoeira
4. 11h Apresentação de RAP
Fonte: Coordenação do projeto Conectando Periferias e Associação De Defesa Etnoambiental Kanindé